Operação apreende 574 quilos de pescado ilegal em cidades do AM

G1 -http://g1.globo.com - 21/09/2012
A "Operação Cairina", realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, localizada entre os municípios de Beruri e Tapauá, no Amazonas, apreendeu 574 quilos de pescado ilegal, sendo 568 quilos de pirarucu fresco e seis quilos de pirarucu seco. A ação ocoreu entre os dias 4 e 11 de setembro. As multas aplicadas chegam a R$ 600 mil.
A operação, que recebeu o nome de Cairina e foi organizada com o objetivo principal de combater a caça ao pato-do-mato, cientificamente denominado Cairina moschata, não encontrou nenhum caso de caça ilegal ao pato do mato, mas flagrou quantidades de pescados e quelônios sendo capturados e transportados ilegalmente.

Segundo o Ipaam, seis barcos foram abordados na Boca do Paricatuba, no entorno da RDS. Os proprietários foram multados por transporte e caça ilegais. As multas somaram R$ 676.360,00, correspondendo a cinco autos de infração.

Além do pescado, foram apreendidos 97 quelônios, sendo 15 tartarugas (Podocnemis expansa), 38 tracajás (Podocnemis unifilis) e 44 iaças (Podocnemis sextuberculata). Ainda três das embarcações e um capa-saco (rede de captura de quelônios). Quatro quelônios foram encontrados mortos em redes abandonada pelos infratores.
O Ipaam informou ainda que o pescado foi doados a comunidades locais. Os quelônios foram devolvidos à natureza.



http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/09/operacao-apreende-574-quilos-de-pescado-ilegal-em-cidades-do-am.html
Amazônia:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.