Operação apreende 2 ton de peixe no defeso e 14 mil metros de rede, no PA

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/01/2017
Operação ocorreu próximo as comunidades Tapaiuna e Prainha, em Belterra.
Pelo menos 42 pessoas estão envolvidas na pesca ilegal, segundo o ICMBio.


Uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu durante a tarde e noite de segunda-feira (9), pelo menos 2 toneladas de peixe da espécie mapará, que estão na fase de reprodução, o chamado período do defeso, quando a pesca também é proibida. Além do pescado, foram apreendidas também 14 mil metros de rede que estavam sendo utilizadas para a captura, segundo o ICMBio. Os responsáveis pela ação foram multados em R$ 20.700,00 e o pescado apreendido será doado às comunidades de Prainha, Paraíso e Itapaiuna.

A operação, denominada "Defeso no Tapajós", contou com apoio da Polícia Civil do município de Aveiro, após denúncias. A ação ocorreu no rio Tapajós, ao entorno da Floresta Nacional do Tapajós (Flona) e da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, unidades de conservação ambiental, em um trecho próximo as comunidades Itapaiuna e Prainha, no município de Belterra, região metropolitana de Santarém, no oeste do Pará.

De acordo com o ICMBio, o pescado estava armazenado em caixas de isopor dentro de um barco coletor, de pequeno porte. Além da embarcação, ao menos 19 bajaras- embarcações pequenas parecidas com canoas - também davam suporte para a captura das espécies. A operação identificou que pelo menos 42 pessoas estão envolvidas na pesca ilegal dessas espécies no defeso.

Período do defeso
O período do defeso de oito espécies de peixes na região começou no dia 15 de novembro e até o dia 15 de março de 2017. A pesca está proibida para que as espécies possam se reproduzir. Entre as espécies protegidas estão: pacu, jatuarana, pirapitinga, aracu, fura calça, mapará, curimatá e branquinha.

O acari e o pirarucu entraram no defeso no dia 1o de dezembro. A proibição do acari vai até 31 de maio e a do pirarucu até o dia 30 março de 2017. No período do defeso, é proibido, além da pesca, a comercialização, transporte e beneficiamento. Nesse período, Semma e Ibama intensificam a fiscalização de olho em quem não respeita a legislação.



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2017/01/operacao-apreende-2-ton-de-peixe-no-defeso-e-14-mil-metros-de-rede-no-pa.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.