Operação Abra os olhos garante pesca legal no complexo marinho de Abrolhos

http://www.icmbio.gov.br - 15/02/2011
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza, com o apoio do Batalhão da Polícia Militar em Prado (BA), a operação Abra os olhos. Os trabalhos, que começaram com a chegada da lancha-patrulha Seap 11, disponibilizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), busca valorizar os pescadores que atuam legalmente na região de Abrolhos, no litoral sul da Bahia, onde ficam o parque nacional marinho de Abrolhos e as reservas extrativistas Corumbau e Cassurubá.

Na madrugada da segunda-feira (14), os fiscais flagraram o barco William, de Mucuri (BA), pescando nas águas interiores do parque. Como as punições por crimes dentro de unidades de conservação têm seus valores dobrados, o pescador foi multado em R$ 13.400 e teve embarcação, apetrechos e mais 300 quilos de pescado apreendidos. Os peixes foram doados à população local.

Vários pescadores foram advertidos quanto à necessidade de portarem a Licença de Pesca da embarcação e a "carteirinha de pescador" (RGP), que devem estar dentro do prazo de validade. Os fiscais avisaram que não vão mais tolerar a falta desses documentos. Quem não estiver com eles em mãos será multado e o barco e o pescado apreendidos.

"A operação Abra os olhos chegou para ficar. Com a agilidade que agora temos com a lancha Seap 11, que se junta a três outras embarcações das nossas unidades de conservação, e com a parceria dos demais órgãos de controle da região, os gestores do parque e das resex esperam reduzir significativamente a pesca irregular no banco dos Abrolhos, valorizando os verdadeiros pescadores.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/operacao-abra-os-olhos-garante-pesca-legal-no-complexo-marinho-de-abrolhos
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Marinha do Corumbau
  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.