Oficinas e palestras marcam a Semana do Meio Ambiente em Beruri

SDS - www.sds.am.gov.br - 21/06/2010
Com o objetivo de sensibilizar a população acerca da conservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Piagaçu - Purus, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), intensificou as atividades de educação ambiental no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente 2010 do Amazonas. O evento, que teve início no dia 31 de maio e se estendeu até o dia 4 de junho, foi uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Prefeitura Municipal de Beruri.

Como parte da programação, foi realizada a Oficina de Educação Ambiental em Unidades de Conservação pelos técnicos do CEUC. Mais de 70 pessoas foram capacitadas, incluindo professores municipais e alunos do Curso de Tecnologia do Alimento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Como resultado do trabalho, foi elaborado um plano de ações ambientais para as escolas municipais e estaduais da área urbana e rural da RDS.

Moradores da RDS, alunos e professores da rede pública de ensino; representantes do Ministério Público, Câmara Municipal, Delegacia de Polícia de Beruri, agentes de saúde, técnicos das instituições envolvidas no evento e comunidades indígenas participaram também de palestras a respeito do histórico da RDS, como também do trabalho dos agentes ambientais, capacitados pelo Programa Agentes Voluntários Ambientais (AAV/SDS).

Outra atividade de destaque da semana foi à realização de uma passeata ecológica com os alunos de seis escolas municipais e estaduais nas ruas do município, que ainda apresentaram redação, poesia e desenho sobre a biodiversidade em mural. Os participantes finalizaram as atividades na Escola Municipal José Bernardo de Morais, em que foi realizado o plantio simbólico de 10 mudas de açaí, laranja e andiroba no pátio da escola. A iniciativa faz parte do Projeto "Plante e Adote uma árvore", idealizado pelos técnicos das instituições realizadoras do evento.

Segundo Ana Claudia Leitão, gestora da RDS de Piagaçu - Purus, o Projeto "Plante e Adote uma árvore" e a caminhada ecológica tiveram o intuito de incentivar os alunos à conservação dos recursos naturais. "A idéia era estimular os alunos a plantarem as mudas, e depois colocarem seus próprios nomes nelas, para que eles se familiarizassem com a planta", acrescenta a gestora.


http://www.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=5&Itemid=11
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.