Novas reservas no Pará

CB, Brasil, p. 11 - 21/05/2005
Novas reservas no Pará
Governo Lula anuncia a criação de unidade de proteção ambiental na Serra do Cachimbo, com 342,5 mil hectares de área

O governo federal anunciou a criação da Reserva Biológica Nascentes da Serrado Cachimbo, no Pará, com cerca de 342,5 mil hectares. Esse tipo de reserva está no grupo das unidades de proteção integral, em que não são permitidas interferência humana direta ou modificações ambientais. Por ser uma região próxima à rodovia BR- 163 (Cuiabá-Santarém), no primeiro trecho que será pavimentado a partir da fronteira do Mato Grosso, a área tem sofrido com o desmatamento e grilagem de terras. Localizada no extremo sudeste da Serra do Cachimbo, a reserva biológica faz limite com as áreas indígenas Panará e Menkragnoti. É caracterizada por estar localizada na transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, com grande biodiversidade e nascentes de importantes rios das bacias do Xingu e Tapajós.
Também foram criadas cinco reservas extrativistas no Pará, ou seja, áreas onde a população local pode pescar, colher frutos e extrair madeira, desde que os recursos naturais não sejam esgotados. Quatro reservas são litorâneas (Araí Peroba, Caeté Taperaçu, Gurupi Piriá e Tracuateua) e uma florestal (Mapuá), localizada na Ilha de Marajó. Elas somam 261.252 hectares. 0 anúncio ocorreu em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

CB, 21/05/2005, Brasil, p. 11
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nascentes da Serra do Cachimbo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.