Nova gerente do Parque do Jalapão prioriza gestão integrada

www.to.gov.br - 05/07/2007
Servidora do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins desde junho deste ano, atuando no Parque Estadual do Cantão, a assistente social e especialista em Administração e Manejo de Unidades de Conservação Jailma Soares assumiu, nesta segunda-feira, 2, a gerência do PEJ - Parque Estadual do Jalapão, Unidade de Conservação de Proteção Integral, localizada próximo ao município de Mateiros.

No seu currículo, a experiência de 13 anos de trabalho no setor administrativo do Parque Estadual do Rio Doce, região Leste de Minas Gerais, unidade conservacionista administrada pelo IEF Instituto Estadual de Florestas Minas Gerais.

A nova gerente afirmou que tem como meta, depois de conhecer e perceber as necessidades e os conflitos existentes na região, fazer um trabalho de gestão integrada com os moradores por acreditar na gestão participativa e saber que é necessário uma parceria na preservação e conservação dos recursos naturais. Devemos conservar, mas também precisamos levar em consideração o desenvolvimento local, o meio de sustento dos moradores dessa região, ressaltou.

Apresentação
Nesta quarta-feira, 4, na sede do Naturatins, em Palmas, Jailma Soares participou de reunião com o diretor de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Santiago, e com a coordenadora de Unidades de Conservação, Marissônia Lopes, onde recebeu orientações sobre o funcionamento do órgão ambiental, além de informações a respeito do trabalho a ser desenvolvido. Nesta quinta-feira, 5, a nova gerente seguiu para o PEJ, acompanhada de Santiago e de Marissônia Lopes.

À tarde, às 15h, ela será apresentada aos fiscais, guardas-parque e brigadistas que atuam na unidade. Na manhã da sexta-feira, 6, a equipe do Naturatins se reúne com representantes da prefeitura de Mateiros, ocasião em que serão informadas as diretrizes de trabalho da nova gestão do PEJ.

Na manhã do sábado, 7, os técnicos do Naturatins realizarão uma reunião com proprietários de áreas no Jalapão onde estão localizados pontos turísticos. O objetivo é apresentar um plano estratégico que visa conciliar a visitação com a conservação dos atrativos. Na parte da tarde, ocorrerá a apresentação da nova gerente do PEJ e do plano de trabalho a ser desenvolvido na região para a comunidade do povoado rio Novo. No domingo, 8, a mesma atividade será realizada no Mumbuca.

Para finalizar a visita, na segunda-feira, 9, será realizada, na sede do PEJ, uma reunião de planejamento onde, entre outros assuntos, serão traçadas as metas de trabalho, estratégias de fiscalização e o incentivo à implantação do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo nos municípios da região do Jalapão.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.