Notícias sobre as pesquisas desenvolvidas no sítio arqueológico Toca do Enoque, Parque Nacional Serra das Confusões-PI

FUMDHAM - www.fumdham.org.br - 12/01/2010
O sítio é um abrigo sob rocha localizado no Parque Nacional Serra das Confusões, no sudeste do Piauí, no município de Guaribas. Mede cerca de 10 m de altura e 60 m de comprimento. Nas paredes do abrigo foram pintadas, em vermelho, figuras humanas, grafismos puros e figuras de animais, entre outros representações de jacarés, grandes aves e tamanduás. Neste sítio foram achados três sepultamentos, bem conservados, sendo dois individuais e outro um conjunto com cerca de uma quinzena de indivíduos, sendo que a maior parte são crianças jovens. Os corpos foram enterrados sobre um grande bloco gravado. Os restos humanos estão associados a um material funerário abundante e variado, notadamente de um grande número de adornos feitos em matéria dura de animal: colares em dentes perfurados de felinos (onça-pintada, onça-vermelha e jaguatirica) e de pequenos canídeos (principalmente raposa), pingentes confeccionados em metatarsos de pequenos cervídeos (veado mateiro), alguns em rádio de grandes aves, placas de tartaruga e conchas, assim como colares de contas vegetais, grandes gastrópodes (conchas), de restos animais (queixadas, ouriço-cacheiro) e de grandes blocos de ocre, entre outros vestígios.

Essas sepulturas foram datadas pelo método do rádio-carbono, a partir de carvões, entre 7570 e 6990 anos e entre 6890 e 6660 anos calibrados.

É a primeira vez que se descobre um conjunto sepulcral associado a um mobiliário funerário tão rico no Estado do Piauí.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.