No coração da Amazônia, Reserva Extrativista comemora 10 anos de criação

ISA - http://www.socioambiental.org - 20/11/2014
Herculano Filho nasceu em uma comunidade onde 99% das famílias eram analfabetas. Saúde e educação eram luxos de uma terra distante. Na infância, viu seu pai ser ameaçado por pistoleiros que queriam expulsar sua família do pedaço de floresta onde nasceu. Ele aprendeu o que era um grileiro antes de aprender o que era um professor. Herculano Filho é o repórter do vídeo que aparece logo abaixo. Nos dias 8 e 9/11, ele foi repórter por um dia para contar uma história de festa. Cerca de 300 pessoas reuniram-se na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, no sul do Pará, para comemorar os 10 anos da criação da área. Teve roda de conversa, torneio de futebol, dança e um bolo de tamanho proporcional a alegria do povo da Terra do Meio. A reserva é uma das mais emblemáticas Unidades de Conservação da Amazônia, localizada no meio de uma de suas frentes de expansão do desmatamento mais predatórias e, ao mesmo tempo, região de grande importância para a conservação da biodiversidade. Graças à luta de Herculano pai, Herculano Filho poderá criar sua filha em um lugar reconhecido pelo Estado Brasileiro, com posto de saúde, escola e possibilidade de ver crescer uma nova geração que nasce cheia de desafios, mas com a possibilidade real de viver da floresta em pé.

Eliane Brum fala sobre a Resex Riozinho do Anfrísio

"Ninguém ganha uma luta sozinho. As lutas são uma soma de muitas resistências e naquele momento cada um fazia a sua parte. Nesse grande movimento o meu era um pequeno papel, o de ser ponte, o de transformar em palavra escrita a história que vocês me contavam pela palavra oral. Historicamente, a palavra escrita foi um instrumento de dominação entre os mais pobres pelas elites. Quantas vezes documentos falsos de grileiros valiam mais do que a palavra verdadeira de vocês e eu queria que a minha escrita fosse não mais um instrumento de violência, mas uma ponte para levar a palavra de vocês, transpondo o fosso entre os Brasis".

A jornalista e escritora Eliane Brum escreve sobre a Terra do Meio há 10 anos. Ela participou da Roda de Conversa sobre os desafios para os próximos 10 anos da Resex Riozinho do Anfrísio. Ouça a fala da jornalista na íntegra

Veja as reportagens de Eliane Brum sobre a Terra do Meio

Especial: O Povo do Meio (Revista Época)
O Povo do Meio
O País dos Raimundos
A travessia de Herculano
A disputa das almas
Ameaçados de extinção
Onde fica a Terra do Meio

A Amazônia, segundo um morto e um fugitivo

À margem do pai

Outras histórias da Terra do Meio

Especial do Bom Dia Brasil (TV Globo)

Os repórteres Marcelo Canellas e Luiz Quilião apresentaram ao Brasil a Terra do Meio em dezembro de 2007, com a premiadíssima série Terra do Meio, Brasil Invisível. As cinco reportagens traçaram um retrato de uma região do Brasil que era praticamente desconhecida no Pará.

Confira as reportagens:

Os Beiradeiros
Os grileiros
Os exilados
As estradas
Marcados para morrer

Série Florestabilidade (Canal Futura)

A série Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal é um programa educativo, apresentado por Sérgio Marone, que tem como objetivo divulgar e estimular ações sustentáveis em áreas florestais. O programa mostra experiências bem-sucedidas no manejo de recursos das florestas pela população ribeirinha, em comunidades extrativistas, indígenas e por empresas, principalmente nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Em 15 episódios, a série trata de assuntos como a extração de madeira, copaíba, açaí, castanha e látex. São colocados em pauta o desenvolvimento social e econômico das famílias e a inclusão de práticas ambientalmente responsáveis no dia a dia das pessoas que vivem no norte do país. A Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio faz parte da série.

Confira as reportagens:

Manejo Florestal de Uso Múltiplo
Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros: Copaíba
Manejo de Produtos Não Florestais: Babaçu
Saiba mais sobre a Terra do Meio

Localizada no centro-sul do Pará, a Terra do Meio é uma das regiões mais importantes para conservação da sociobiodiversidade da Amazônia, mas também o palco de um dos maiores conflitos fundiários do Brasil. Seu destino pode servir para avaliar a real capacidade do Poder Públido para desenvolver e proteger a floresta amazônica. Em 2006, o ISA publicou um conjunto de reportagens especiais e artigos para apontar alguns dos principais problemas socioambientais da região. Veja aqui o Especial.



http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/no-coracao-da-amazonia-reserva-extrativista-comemora-10-anos-de-criacao
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Riozinho do Anfrísio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.