Naturatins orienta comunidade sobre práticas de manejo do capim dourado

Folha de Sambaíba - www.folhadesambaiba.com.br - 09/09/2008
Tem inicio no dia 20 de setembro o período de coleta do capim dourado (Syngonanthus nitens), que prossegue até 30 de novembro, isso se as hastes da planta estiverem maduras. Para garantir o manejo correto, uma equipe técnica do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, por meio do PEJ - Parque Estadual do Jalapão, está promovendo reuniões com associações e comunidades do entorno da unidade de conservação, para orientar sobre as boas práticas de manejo do capim.

Subsidiada pela Portaria Naturatins no 362/2007, que regulamenta e ordena sobre o manejo sustentável do capim dourado em todo o Estado, a equipe do PEJ realiza visitas e orientações aos artesãos dos municípios de Mateiros, São Felix e Ponte Alta, região onde há maior ocorrência da espécie.

Dentre os pontos mais frisados pelo órgão destaca-se o período de maturidade da planta, a coleta seletiva ou falhada numa relação de 5 por 1, e o corte das flores, que deverão ser espalhadas pelo campo, garantindo a germinação de nova plantas.

Outro ponto ressaltado é que a coleta das hastes só pode ser efetuada por associados devidamente cadastradas no órgão ambiental, entidades comunitárias de artesãos e extrativistas residentes nos municípios tocantinenses.

"O capim dourado está sendo cada vez mais utilizado e nossa preocupação é ordenar a coleta e controlar a saída deste produto não só na região do Jalapão, mas em todo o Estado", afirmou a bióloga do PEJ Cassiana Solange Moreira.

Fiscalização

Quanto à fiscalização do manejo do capim dourado, a Diretoria de Fiscalização Ambiental do Instituto informou que, atendendo à solicitação do Ministério Público Estadual, estará intensificando as ações de fiscalização durante este período nos principais locais de coleta, além dos atendimentos às denúncias pela Linha Verde.

Denominada Operação Capim Dourado, a ação iniciou em julho e segue nos próximos meses no intuito de coibir o tráfico do capim. Nestes feriado da Independência, de 5 a 8, os fiscais da Coordenadoria Regional de Palmas, em operação na região do Jalapão, apreenderam 11quilos de campim dourado in natura, além de aplicar as penalidades aos infratores.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.