Mosaico Bocaina realiza 32o Conselho Consultivo com escolha de novos conselheiros

Mosaico Bocaina - http://www.mosaicobocaina.org.br - 01/06/2015
No último dia 28 de maio, aconteceu no Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, em Ubatuba - SP, a 32o Reunião do Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas. O encontro reuniu cerca de 50 representantes da Sociedade Civil, associações comunitárias, Comunidades Tradicionais, Gestores de Unidades de Conservação e governos para a renovação do Conselho e formação da nova Coordenação Colegiada.

A Coordenação Colegiada e a Secretaria Executiva apresentaram as ações em andamento, como a Oficina de Sustentabilidade Financeira do Mosaico Bocaina, que será realizada no próximo dia 16 de junho em Paraty, a contratação da moderação para o planejamento estratégico e reuniões. Outro tema abordado foram os resultados do 1o Encontro de Justiça Socioambiental da Bocaina, realizado em abril no Quilombo do Campinho, em Paraty. Alguns temas serão levados para grupo de negociação, que será criado pelo Ministério Publico Federal, como os conflitos relacionados a presença de Comunidades Tradicionais e práticas agrícolas em território sobreposto a Unidades de Conservação.

Durante a dinâmica para a renovação dos conselheiros os representantes definiram titulares, suplentes e sua indicação para compor a coordenação colegiada. O conselho consultivo foi composto por setores governamentais e não-governamentais, como gestores das áreas protegidas, gestores órgãos públicos, sociedade civil, incluindo das terras indígenas, quilombolas, caiçaras e agricultores familiares, das prefeituras municipais, entre outras representações. Assim como a formação da nova Coordenação Colegiada. Acesse aqui a lista preliminar de novos conselheiros. Os ajustes de inscrições seguem até 15 de junho.

A gestão participativa do conselho consultivo do mosaico busca que a presença dos conselheiros não seja apenas representativa, mas acima de tudo, produtiva em debates promovido pelo poder público ou sociedade civil organizada. A renovação do Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina fortalece a atuação da comunidade em seu território, ampliando as ações de conservação para além dos limites das Unidades de Conservação.

A nova formação de conselheiros tomará posse na 33o Reunião do Mosaico Bocaina, dia 27 de agosto de 2015.



http://www.mosaicobocaina.org.br/noticias/765-mosaico-bocaina-realiza-32d-conselho-consultivo-com-escolha-de-novos-conselheiros
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.