Moradores de Noronha fazem protesto contra o Instituto Chico Mendes

G1 - http://g1.globo.com/ - 05/12/2014
Um grupo de moradores reuniu-se em frente da sede do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade - ICMbio, em Fernando de Noronha, no final da tarde dessa quinta-feira (4). Os representantes da comunidade vestiam preto e exibiam faixas, eles faziam um protesto contra o instituto. O órgão fechou o cerco da fiscalização e não tem permitido pesca de sardinha na área do Parque Nacional Marinho, prática comum no arquipélago. As sardinhas são usadas como isca viva para a captura de peixes maiores.

O gestor do Porto de Santo Antônio, Fernando Cavalcante, propôs que os barcos fossem impedidos de circular, uma forma de ampliar a manifestação. Depois de uma série de discursos o grupo seguiu em carreata para a Escola Arquipélago onde estava agendada uma reunião com representantes do Conselho Distrital, Administração da Ilha, Ministério da Pesca, Icmbio e o Ministério Público. Antes dos debates os moradores ainda fecharam a BR 363 por alguns minutos. "Estamos aqui mãe, filha , neta e bisneta lutando pelo direito de consumir peixe", falou Cleide Souza, dona de pousada.

"Eu pesco em Fernando de Noronha há 32 anos e nunca a sardinha acabou. A situação está muito difícil", disse o pescador Severino Ferreira da Silva, conhecido como Tola. Os protestantes seguiram para o auditório da escola onde foi realizada a reunião. O ex-administrador do Distrito, Domício Cordeiro, afirmou que a comunidade foi lesada na época da criação do Parque (em 1988). "Nós discutimos a criação do Parque Nacional e as áreas de pesca, como Sueste e Pedra Alta, estavam foram da reserva. Fomos enganados", lembrou Cordeiro.

"Eu nem acredito, tenho saudade do tempo do Exercito. Nunca fomos tão perseguidos como agora", afirmou Admilson Medeiros, conselheiro distrital. "Nós estamos sendo tratados como bandidos, como marginais, humilhados e sofrendo ameaças. Mas nós não vamos desistir da luta", disse Orlando Souza, presidente da Associação de Pescadores de Noronha.

A representante do Ministério da Pesca, Isabelle Fonseca, afirmou que o órgão vai regularizar a situação dos pescadores. "O pescador é um ambientalista nato. Vamos regularizar a situação de todos os pescadores de Noronha, vamos trazer uma equipe do Mistério para resolver a situação legal. Essa luta não é só de vocês, é nossa também", informou.

O presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, afirmou que todas as medidas serão tomadas para que os pescadores possam capturar as sardinhas na área do Parque Nacional Marinho. "Vamos entrar na justiça e garantir o direito dos moradores". O administrador da Ilha, Reginaldo Valença declarou que a reunião estava sendo realizada sem a presença do Instituto Chico Mendes porque o presidente e os representantes do órgão em Noronha foram convidados, mas não compareceram. "Nós vamos seguir a discussão, já solicitamos ao Ministério Público a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta-Tac, garantindo os direitos da comunidade", anunciou Valença.

Nesta sexta-feira (5), uma nova reunião está marcada para discutir o assunto no Palácio São Miguel, na Vila dos Remédios, com a presença dos representantes do Instituto Chico Mendes.



http://g1.globo.com/platb/pe-viver-noronha/2014/12/05/moradores-de-noronha-fazem-protesto-contra-o-instituto-chico-mendes/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.