Monitoramento de tartarugas reúne equipes do Tamar e dos Abrolhos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/03/2015
Intercâmbio teve o objetivo de capacitar a equipe local


O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA) recebeu a visita de dois técnicos do Projeto Tamar, entre os dias 2 e 5 de março. O intercâmbio teve o objetivo de planejar e capacitar a equipe local para a execução do monitoramento das tartarugas marinhas na Unidade de Conservação (UC).

A equipe de monitores e um analista ambiental do Parque foram capacitados para as atividades de captura e marcação das tartarugas marinhas e o planejamento da dinâmica de campo para realização da atividade. Abrolhos é uma das áreas protegidas relevantes para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil e a proteção destas espécies está em seu plano de manejo.

O Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas aponta para a importância da avaliação da região de Abrolhos como área de alimentação, em especial para a tartaruga-de-pente, e prevê entre outras ações a caracterização do uso dessa localidade para esse fim. O Parque também é frequentemente visitado para alimentação pelas tartarugas verde e cabeçuda, que utilizam algumas praias do arquipélago para reprodução.

Durante a visita, além da marcação inicial de tartarugas, a equipe também presenciou a eclosão de um ninho da tartaruga cabeçuda, quando 15 filhotes foram liberados rumo ao mar, e analisou outros ninhos. "O procedimento de marcação é realizado em todas as tartarugas encontradas vivas, o que permite, em casos de recaptura, a obtenção de informações importantes sobre crescimento, período de residência e deslocamento desses animais, taxas de sobrevivência e uso do habitat", explicou Jonathas Barreto, coordenador da base do Tamar em Regência (ES). No Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a principal forma de captura para marcação será por meio do mergulho livre.

"Esperamos que o monitoramento das tartarugas marinhas forneça informações importantes para a ampliação do conhecimento e da conservação da Unidade de Conservação, de forma a somar com iniciativas já existentes.

Também almejamos que a atividade realizada pela própria equipe do Parque facilite a absorção dos conhecimentos pelos monitores e voluntários, que poderão, por sua vez, difundir de forma qualificada o conhecimento sobre essas espécies, que são um dos grandes atrativos do Parque aos visitantes", afirmou Fernando Repinaldo Filho, chefe substituto da UC.

A equipe do Tamar realizou uma palestra para conselheiros, instituições locais, parceiros, e turistas, no Centro de Visitantes da Unidade. Foram apresentadas a experiência do Projeto Tamar para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil e a importância do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos para conservação desses animais.

Saiba mais sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6732-monitoramento-de-tartarugas-marinhas-reune-equipes-do-tamar-e-dos-abrolhos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.