Ministro participa das comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas

MMA - www.mma.gov.br - 01/02/2010
Quando: Terça-feira 2/2, às 16h30

Onde: Auditório do Edifício Marie Prendi Cruz- SEPN 505- Brasília- DF

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa nesta terça-feira (2/2), em Brasília, da comemoração do Dia Mundial das Zonas Úmidas (áreas alagadas do planeta consideradas importantes pela biodiversidade e para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas).

Na ocasião, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado na Bahia, será elevado à categoria de "Sítio Ramsar", título que reconhece a importância mundial da biodiversidade do local.

A data marca a adoção da Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção de Ramsar, um tratado firmado por governos de diversos países que estabelece uma ação nacional e uma cooperação internacional para a conservação e uso racional das zonas úmidas mundiais e de seus recursos naturais.

Atualmente a convenção é o único tratado ambiental global que trata das zonas úmidas, áreas alagadas naturais ou artificiais que abrigam grande biodiversidade de fauna e flora aquáticos, formando complexos ecossistemas que abrangem desde as áreas marinhas e costeiras até as continentais como lagos, manguezais e pântanos.

O tema do Dia Mundial das Zonas Úmidas de 2010, Cuidar das Zonas Úmidas uma resposta às mudanças climáticas, tem como objetivo a divulgação em níveis mundial e nacional das ameaças que as espécies e os ecossistemas dessas áreas enfrentam, assim como o importante papel que tais áreas desempenham na mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O reconhecimento da importância do Parque de Abrolhos é resultado de um esforço conjunto do MMA, ICMBio, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), que comandaram o processo de candidatura da unidade de conservação.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.