Manejo é prioridade nas unidades de conservação

A Crítica - www.acritica.com - 05/10/2010
A produção de pesca manejada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá movimentou R$ 4 milhões no ano passado. A projeção para 2009 segue otimista. A atividade beneficia 1.535 famílias dos municípios de Fonte Boa, Maraã, Tefé e Uarini. Motivado pelos bons resultados, o Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (Ceuc) planeja a exploração sustentável de novos recursos da flora e fauna regional.

O Ceuc é responsável por 35 Unidades de Conservação, sendo 27 delas de Uso Sustentável e oito de Proteção Integral. Atualmente existem 13 Planos de Gestão em andamento, e até dezembro a expetativa é chegar a 17. Para o ano que vem estão previsto 15 novos tipos de manejo.

O coordenador do Centro, Domingos Macedo, conta que uma aposta promissora a exploração do cipó de titica. Cultivado em quase todo território do Estado, este tipo de cipó é matéria-prima para vários modalidades de artesanato. "Fizemos uma oficina em Juruá, com os desings da Fucapi, e as peças produzidas foram surpreendentemente positivas", observa.

Macedo explica que partindo do conhecimento empírico das comunidades, os técnicos identificam áreas com recursos a serem exploradas dentro das Unidades de Conservação. "Nós resolvemos os conflitos por terra, e estimulamos principalmente o empreendedorismo e gerenciamento de cooperativas. Isso resulta numa autonomia para os comunitários que vai além dos mandatos de governo", afirma.

O coordenador destaca que a maior dificuldade na implementação do manejo nas áreas de conservação é a falta de documentação fundiária, além de mapas incompletos e difícil acesso em algumas regiões.

Onde já deu certo

A reserva de Mamirauá produziu sem nenhum impacto ambiental 690.993 quilos de pirarucu e 159 mil quilos de Tambaqui em 2008. "Quando começou esta história de manejo ninguém aqui acreditou que poderia dar certo. Teve gente que fio contra. Agora temos orgulho de mostrar para outras comunidades que é possível unir nosso trabalho ao cuidado com os animais", conta a pescadora Maria Rita de Lima, 34, pescadora de Fonte Boa.

Os pequenos produtores de Castanha do Brasil colocaram Manicoré no mapa dos negócios internacionais. O município agrega sozinho 919 trabalhadores na coleta, armazenamento e manejo, e deve comercializar 300 toneladas certificadas até 2010 , por meio da Cooperativa Verde de Manicoré (Covema).

Em cinco anos, a produção de Castanha do Brasil no Amazonas subiu de 538 toneladas (2003) para 6.800 (2008), beneficiando 5.700 famílias de 16 municípios. No final de 2009, o saldo deve ser ainda maior, com a inauguração da fábrica de processamento em Beruri.

A produção de óleo vegetal se consolidou como fonte de renda sustentável em Carauari. O processo começou em 2002, com a implementação da primeira fábrica de processamento, na comunidade de São Roque. O negócio evoluiu para a criação de mais 4 micro-usinas. De 2003 a 2007 foram produzidos 140.050 litros do óleo de andiroba, urucuri, buriti, babaçu, murumuru e copaíba.

A extração deve ser incrementada com a descoberta de novos potenciais biofarmaceuticos. Ano passado a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) fez uma convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para experimentar o uso de óleo de andiroba na prevenção de malária e dengue. O produto está em fase de teste em mil trabalhadores do gasoduto Coari-Manaus.

Licenciamento

Todos os planos de manejo desenvolvidos nas Unidades de Conservação passam pela avaliação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O órgão é rígido, e só concede licença aos estudos com parecer técnico de engenheiros florestais. Os municípios campeões em aprovação de exploração são Novo Aripuanã (143), Manaquiri (128) e Borba (98).

O gestor das Unidades Estaduais

O Ceuc foi fundando em 2007 , com a missão de monitorar as Unidades de Conservação e gerenciar o conhecimento tradicional com potencial para geração de renda. O Centro funciona em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) , instituições de ensino ou pesquisa, e associações comunitárias.

http://www.acritica.com/amazonia/Manejo-prioridade-unidades-conservacao_0_347965317.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.