Madeireiros e governo negociam destinação de reserva ambiental

Amazonia.org - www.amazonia.org.br - 07/06/2006
Os empresários do setor madeireiro, conforme foi antecipado pela Folha, adotaram o caminho da negociação administrativa no intuito de o Ibama rever a pretensão de instituir a Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Jauaperi envolvendo outra criada pelo Estado.

Até agora não há, todavia, qualquer sinalização de recuo do Ibama. De acordo com José Nagib, coordenador do Comitê Gestor de Instituições Federais em Roraima, o governo Lula está aberto ao diálogo e não tem interesse em prejudicar atividades produtivas.

"Vamos buscar o entendimento à preservação ambiental, os interesses dos ribeirinhos e a exploração de madeira através do manejo sustentável", disse José Nagib, que esteve reunido com representantes dos madeireiros e com Nilva Baraúna, superintendente regional do Ibama.

O assunto também foi tratado em Brasília com Paulo Oliveira, coordenador nacional de Populações Tradicionais do Ibama, uma vez que o estudo para criação da Reserva Baixo Rio Branco-Juaperi teria iniciado, segundo José Nagib, da solicitação de comunidades ribeirinhas.

Mesmo sem criar polêmica em torno da sobreposição, José Nagib sinalizou que o Ibama estaria com razão por analisar o pedido dos ribeirinhos desde 2001, enquanto que os madeireiros teriam formulado no ano passado a proposta que originou a reserva estadual.
07/06/2006 disponível em http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=210794
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baixo Rio Branco-Jauaperi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.