Lula assina decreto de criação de reserva extrativista no Pará

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com - 05/06/2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (5) o decreto que determina a criação da Reserva Extrativista (Resex) Renascer, em Prainha (PA), na área de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém).

O processo para transformá-la em reserva tem mais de dez anos. Situada numa região rica em bauxita, a área foi recortada da Resex Verde para Sempre, criada em 2004.

Desde então, a Renascer não havia saído do papel, mas foi exposta como área rica em recursos naturais. Com a situação indefinida, a população ficou à mercê da ação de exploradores de madeira e de minérios, o que tem causado disputa e enfrentamento direto entre comunidades locais e forasteiros.

Sua transformação em unidade de conservação é uma reivindicação antiga do Conselho Nacional de Seringueiros e das 600 famílias que vivem no local. Como informa o Ministério do Meio Ambiente, a nova unidade de conservação tem área de 4 mil quilômetros quadrados de floresta, com árvores nobres como castanheiras, mogno, ipê, jacarandá e cedro. Seus moradores vivem da pesca de espécies como surubim, filhote e pirarucu.

A Resex Renascer é composta de ecossistemas de várzea, muito vulneráveis e de grande importância para a subsistência das comunidades locais. A assinatura do decreto aconteceu em Caravelas (BA) com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Na ocasião, outras duas Resex foram criadas - uma na Bahia e outra no Ceará.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Renascer
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.