Livro aborda questão socioambiental

UEM - http://www.uem.br - 03/10/2011
A Editora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) acaba de lançar o livro Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná: uma abordagem socioambiental. A obra é produto de um trabalho de quatro anos realizado pelas professoras Claudinéia Almeida da Silva, do Centro de Ciências Morfofisiológicas, e Marta Bellini, do Departamento de Fundamentos da Educação.

As professoras destacam que, a despeito de a criação de áreas protegidas ser um forte instrumento das políticas públicas de gestão ambiental, no Brasil, são inúmeras as áreas de papel, ou seja, Unidades de Conservação que existem apenas nos decretos de criação, mas que carecem de uma efetiva implantação. Neste cenário, a história socioambiental da APAIV (Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná) é narrada desde o passado indígena até a remanescente população de ilhéus.

"Estamos oferecendo conhecimentos socioambientais sobre uma área reconhecida pela Unesco como extensão da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Este livro traz a proposta de fornecer subsídios para um adequado gerenciamento da Apaiv, além de contribuir para a formação de graduandos e pós-graduandos de Biologia, Ecologia, Ciências Sociais, Geografia, Direito, Gestão Ambiental etc. Precisamos fomentar ações em defesa da diversidade biológica, ecológica e social", acrescenta Claudinéia.

Para adquirir ou conseguir mais informações sobre o livro acesse www.eduem.uem.br.




http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4331&Itemid=333
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.