Kitsurfe está proibido em lagoas internas do Parque Nacional de Jericoacoara

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 11/07/2011
Equipe do Parque Nacional de Jericoacoara, Unidade de Conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade localizada no Ceará, informa que está proibida a atividade de kitesurfe nas lagoas internas do parque, em particular na Lagoa do Amâncio. A medida se deve em função da perturbação que a prática desse esporte pode acarretar às espécies de aves aquáticas e migratórias que utilizam esses locais como áreas de alimentação ou abrigo.

Pesquisadores contratados pelo ICMBio para realizarem os estudos que subsidiaram a elaboração do Plano de Manejo do Parque constataram o impacto que a atividade já exercia sobre a fauna. A orientação está prestes a compor o Plano de Manejo do parque, a ser publicado em breve no Diário Oficial da União.

A medida foi devidamente explicada a todos em reunião promovida pela equipe do parque dia 27 de junho. Como a orientação dos pesquisadores se refere "à proibição da prática de esportes náuticos/aquáticos nas lagoas internas do parque", tal proibição deve contemplar ainda a prática de windsurf, apesar desta não ser uma modalidade costumeira nas lagoas.

Outra atividade que gera impactos ao parque é o tráfego de veículos, que está sendo levada em consideração no Plano de Manejo do parque, podendo estar sujeita a normas e restrições específicas em breve. O plano de manejo está em fase final de elaboração e todos os estudos e relatórios elaborados pelo grupo de pesquisadores serão disponibilizados ao público na ocasião da publicação do plano.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1612-kitsurfe-esta-proibido-em-lagoas-internas-do-parque-nacional-de-jericoacoara
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.