Itatiaia participa do Projeto "Cidades Maravilhosas"

Gava Comunicação - http://www.gavacomunicacao.com.br/ - 10/04/2015
Os atrativos turísticos e belezas naturais de Itatiaia - Parque Nacional do Itatiaia, Penedo, Maromba e Maringá - serão descobertos por turistas na capital carioca, neste sábado, dia 11. A Secretaria de Turismo do município participa, pela terceira vez, do projeto "Cidades Maravilhosas", que acontece no Pão de Açúcar, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, com a proposta de manter o carioca no estado e incrementar o fluxo de turistas de outros lugares e países para conhecer os recantos menos explorados do eixo metropolitano.

Para a secretária de turismo, Roberta Dias de Oliveira, a participação neste projeto é uma grande vitrine para Itatiaia e seus destinos turísticos. "O Pão de Açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, sendo visitado por turistas cariocas, de outros estados e até estrangeiros. É uma excelente oportunidade para divulgarmos nossos atrativos aos turistas", afirma.

Itatiaia - A cidade do sul fluminense, localizada na região turística das Agulhas Negras, a 150 quilômetros da Capital carioca, oferece ótimos programas para os turistas, como trilhas e cachoeiras com vistas deslumbrantes, em meio à mata atlântica, onde é possível curtir a natureza, muitos pássaros e animais silvestres no Parque Nacional do Itatiaia, em Penedo e nas vilas de Maringá e Maromba (região turística de Visconde de Mauá), principais destinos turísticos do município.

O Parque Nacional do Itatiaia, a primeira área do país a ser transformada em Unidade de Conservação, em 1937, é um verdadeiro santuário ecológico e uma boa opção de passeio, tanto para os mais aventureiros quanto para aqueles que buscam refúgio na natureza. Com cachoeiras, trilhas e fauna e flora riquíssimas, o parque possui atrativos para as mais diferentes faixas etárias e é uma boa opção de passeio, principalmente nos meses frios do ano. Possui mais de 30 mil hectares, a maior parte pertencente ao estado do Rio de Janeiro, e o restante à Minas Gerais, estendendo-se na direção Oeste até a divisa de São Paulo.

As Vilas de Maromba e Maringá são outras atrações da cidade, que aliam a tranquilidade rural ao romantismo serrano, com bons restaurantes e bares, além de atividades culturais, boa música e o clima aconchegante da montanha. Para os mais aventureiros, o banho de cachoeira é imperdível. A principal e mais conhecida é a Cachoeira do Escorrega. A gastronomia é forte na região. Bares e restaurantes oferecem um cardápio bem diversificado e propício ao clima frio. Além das massas e foundes, a truta é o carro chefe da maioria dos restaurantes.

Penedo é o destino turístico mais eclético da região, com atração para crianças, casais, jovens e adultos. Com localização e natureza privilegiadas, o local é conhecido como a pequena Finlândia brasileira, preservando os aspectos da vila européia, herdado de seus fundadores nórdicos. Embora possua trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego por suas belezas, Penedo tem uma badalação discreta com bons restaurantes, atividades especiais para as crianças, como pesque e pague, passeios a cavalo e uma vida noturna com bares e casas de shows. Um dos destaques é Casa do Papai Noel, instalada no principal shopping do bairro, e que atrai crianças e adultos que vão visitar o "bom velhinho". As fábricas de chocolate são uma tentação pelas delícias que produzem e atraem os clientes pelo aroma que exalam.



http://www.gavacomunicacao.com.br/noticias/itatiaia-participa-do-projeto-cidades-maravilhosas
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.