Itatiaia: fogo destruiu 1,29 mil hectares

O Globo, Rio, p. 18 - 21/09/2010
Itatiaia: fogo destruiu 1,29 mil hectares
Incêndio, que durou mais de um mês, foi o segundo maior ocorrido na unidade

Dicler de Mello e Souza

Depois de mais de um mês e da destruição de 1,29 mil hectares de vegetação, terminou ontem o incêndio no Parque Nacional de Itatiaia. O diretor da unidade, Walter Behr, afirmou que o fogo também devastou 206 hectares de mata no entorno da reserva. Segundo Behr, o incêndio teve um grande impacto na fauna e na flora locais.

- As chuvas que caíram nos últimos dias ajudaram a debelar os últimos focos existentes na mata.

Foi o segundo maior incêndio no parque. O maior ocorreu em 1988. Um relatório, feito por analistas ambientais da unidade e enviado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), mostra que o os focos de incêndio foram provocados com a intenção de abrir pastagens.

No dia 21 de agosto, foram detidos o pecuarista Roque Chaves, de 62 anos, e o sobrinho dele, Gilmar Fonseca Vani, de 23. Os dois estariam fazendo queimadas na divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Segundo Behr, tio e sobrinho ficaram presos duas semanas na delegacia de Itanhandu, em Minas Gerais, porque em Itamonte, onde foram indiciados por crime ambiental, não há carceragem. Atualmente, eles respondem ao inquérito em liberdade.

O primeiro foco de incêndio foi constatado na madrugada do dia 13 de agosto, na região da nascente do Rio Aiuruoca, na divisa de Rio e Minas Gerais. Foram detectados ainda 11 pontos de incêndio nas localidades conhecidas como Pedra Grande, Rancho Caído, Alto dos Brejos, Pedra Furada e Carneirinho, além da região de Visconde de Mauá, distrito de Resende, e no quilômetro 1,5 da Estada das Agulhas.

De acordo com Behr, no próximo dia 11 de novembro, o conselho deliberativo do parque realizará uma assembleia extraordinária em Visconde de Mauá. A intenção é adotar medidas preventivas para evitar outros incêndios na reserva.

O Globo, 21/09/2010, Rio, p. 18
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.