Ipaam e Batalhão Ambiental apreenderam mais de mil metros cúbicos de madeira

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/ - 09/06/2016
A fiscalização encontrou as toras agrupadas em jangadas depois de denúncia anônima feita ao órgão


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) por meio da gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreenderam na última segunda-feira (6), mais de mil metros cúbicos de madeira em toras no município de Berurí, na região do rio Purus, a 173 km de distância de Manaus em linha reta. A apreensão contou ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do grupamento de Polícia Militar de Berurí.

A fiscalização encontrou as toras agrupadas em jangadas depois de denúncia anônima feita ao órgão que relatava que as madeiras estavam sendo conduzidas por embarcações descendo o rio Purus, nas imediações da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, e também nas proximidades da comunidade Surara em jangadas organizadas à deriva ao longo do rio.

Segundo informações de comunitários as embarcações abandonaram as jangadas ao suspeitarem que a fiscalização do Ipaam e do Batalhão de Policiamento Ambiental estivessem na comunidade. Ao todo foram apreendidas mais de 750 toras de diversas espécies florestais, onde a Secretaria de Ação Social de Berurí ficou como depositária até que seja dado pelo Ipaam um destino final a madeira.

Vale ressaltar que a autoria do ilícito ambiental ainda é desconhecida até o momento, mas está sendo investigada pelo Ipaam e BPAmb para que sejam adotados os procedimentos administrativos cabíveis referente à autuação.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas tem realizado em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental inúmeras fiscalizações no estado com o intuito de coibir a prática de ilícitos ambientais. Essas ações devem se intensificar no decorrer do ano, principalmente na região metropolitana e no sul do estado. Vale lembrar que a população pode fazer denúncias por meio dos telefones (92) 2123-6715 e 2123-6729 ou ainda diretamente no órgão.


http://www.acritica.com/channels/governo/news/ipaam-e-batalhao-ambiental-apreenderam-mais-de-mil-metros-cubicos-de-madeira
Amazônia:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.