Interior do Amazonas comemora Dia do Meio Ambiente

MCT - www.mct.gov.br - 01/06/2009
As reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amaná, no Amazonas (AM), são duas unidades de conservação reconhecidas internacionalmente pela riqueza de sua biodiversidade. Juntas com o Parque Nacional do Jaú formam o maior bloco de floresta tropical protegida do mundo, totalizando cerca de seis milhões de hectares, uma área maior do que a Suíça.

Pesquisas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), mostrando a importância da conservação dessas duas áreas, serão apresentadas para estudantes de níveis fundamental e médio do interior do Amazonas na Semana do Meio Ambiente. O evento é realizado pelo IDSM, cogestor das reservas em parceria como governo do Amazonas, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado em 5 de junho.

A programação começa hoje (1o), com palestras em Tefé, cidade próxima à Reserva Mamirauá e onde se localiza a sede do Instituto. Serão realizadas, até quinta-feira (4), 37 palestras em 18 escolas das redes municipal e estadual de ensino e na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de uma exposição sobre as atividades de programas de pesquisa do IDSM no centro da cidade, na quarta-feira (3).

Entre os temas das palestras e da exposição estão, por exemplo, as pesquisas com os jacarés açu (Melanosuchus niger) – em Mamirauá, estão as maiores populações desse animal - e com o peixe boi amazônico (Trichechus inunguis), o único que vive em água doce e encontrado na Reserva Amanã. Ele é classificado como vulnerável na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UINC).

Em Fonte Boa , município localizado dentro da Reserva Mamirauá, o Dia do Meio Ambiente e Ecologia será comemorado com uma gincana envolvendo cerca de 400 alunos de seis escolas. Representados por grupos, os estudantes participam de provas como as de perguntas e respostas, redação e dança. Ainda na cidade, de segunda (1o) a quinta-feira (4), serão proferidas palestras por pesquisadores do IDSM e uma exposição com a participação de estudantes de 10 escolas, cujo tema é Que presente temos no futuro?.

Sobre as Reservas

Mamirauá, com 1,12 milhão de hectares, é a maior área protegida de várzea (floresta alagada) do mundo, com um rico ecossistema onde vivem cerca de 30 espécies de mamíferos, 360 de aves (entre elas, 19 de papagaios e araras e seis de tucanos, ciganas e mutuns), 79 de répteis e mais de 300 espécies de peixes.

A característica ambiental mais marcante da floresta de várzea é a grande variação do nível da água. Os rios Solimões e Japurá, que limitam a área da Reserva Mamirauá, transbordam anualmente, alagando totalmente a área, e elevando o nível d'água de, em média, 10 a 12 metros da estação seca para a cheia, anualmente.

Já a Reserva Amanã, contígua à Mamirauá, tem 2,35 milhões de hectares e, apesar de proteger vastas áreas de ambientes alagados, é formada principalmente por grandes extensões de terra firme. É a maior unidade de conservação do Brasil, com enorme área sem nenhuma ou quase nenhuma intervenção humana, localizada entre as bacias dos rios Japurá e Negro e um longo trecho do Médio Solimões.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável é uma nova categoria de unidade de conservação, cujo objetivo básico é conciliar a conservação da natureza à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Mamirauá, criada em 1996, é a primeira dessa categoria no Brasil. Cerca de 10 mil pessoas vivem nas duas reservas.

As reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amaná, no Amazonas (AM), são duas unidades de conservação reconhecidas internacionalmente pela riqueza de sua biodiversidade. Juntas com o Parque Nacional do Jaú formam o maior bloco de floresta tropical protegida do mundo, totalizando cerca de seis milhões de hectares, uma área maior do que a Suíça. Pesquisas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), mostrando a importância da conservação dessas duas áreas, serão apresentadas para estudantes de níveis fundamental e médio do interior do Amazonas na Semana do Meio Ambiente. O evento é realizado pelo IDSM, cogestor das reservas em parceria como governo do Amazonas, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado em 5 de junho.

UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.