Instituto promove oficina de biojoias na Terra do Meio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/06/2013
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Núcleo de Gestão Integrada de Altamira, no estado Pará, promoveu a II Oficina de Biojoias das Reservas Extrativistas (Resex) da Terra do Meio. O evento teve como objetivos capacitar os moradores das unidades de conservação (UCs) a fazer artesanato com matéria-prima disponível na região e promover a integração entre os jovens.

A oficina ocorreu entre os dias 6 e 11 passados, no Pólo Comunitário do Gabiroto, dentro da Reserva Extrativista Rio Xingu, e contou com o apoio do Projeto Terra do Meio, integrando os jovens das resex da região: a Riozinho do Anfrízio, a Rio Iriri e a Rio Xingu.

Durante a oficina, os participantes beneficiaram as sementes e outros materiais locais e produziram biojóias, luminárias de embaúba, bancos de cipó e instrumentos musicais. A ideia era utilizar instrumentos manuais que possibilitassem que os participantes pudessem reproduzir as técnicas de artesanato também em suas casas.

Para contemplar demanda surgida na primeira edição da oficina e para contornar o difícil acesso à educação escolar nas comunidades, foram realizadas ainda, paralelamente ao evento, atividades de leitura e escrita sobre temas de relevância para a realidade local.

Desde a sua primeira edição, a oficina tem criado um ambiente único de interação para a juventude da Terra do Meio, o que tem gerado, além de discussões sobre temas relevantes, como gênero, condições de vida e o próprio futuro das reservas, a troca de experiência entre os participantes, futuras lideranças extrativistas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4026&Itemid=172
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Rio Iriri
  • UC Rio Xingu
  • UC Terra do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.