Instituto Mamirauá testa contagem para manejo do aruanã-branco

http://www.mamiraua.org.br - 18/07/2014
Pesquisadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá realizaram um levantamento de estoque de peixes aruanãs-brancos, adultos e filhotes, visando à exploração futura da espécie dentro de um sistema de manejo sustentável e conservação.

O aruanã-branco ou aruanã-prateado (Osteoglossum bicirrhosum) tem importância ecológica e econômica na Amazônia brasileira e em alguns países amazônicos vizinhos.

O processo de contagem envolveu pescadores locais. As contagens visuais foram noturnas, dentro de canoas pequenas. Cada canoa tinha duas pessoas, uma na proa (contador) facheando com apoio de lanterna de cabeça e outra na popa registrando a contagem (anotador).

A pesquisa foi realizada considerando as informações já existentes sobre ecologia, biologia e pesca dos aruanãs, assim como a relevância social das atividade.

Neste primeiro momento, a intenção é fazer o manejo de aruanã na reserva, no Amazonas, afirma a pesquisadora Danielle Pedrociane, do Grupo de Pesquisa Ecologia e Biologia de Peixes do Instituto Mamirauá. Caso a prática seja bem-sucedida, a ideia é replicá-la em outros locais da Amazônia, a exemplo do trabalho realizado com o pirarucu.

A metodologia da contagem visual é uma adaptação à realizada no Peru, no Parque Nacional Pacaya Samiria. "Com sucessivas contagens, acreditamos que estas, caso sejam validadas, possam oferecer uma ferramenta barata e eficaz para estimar estoques de aruanãs e possam oferecer uma possibilidade de manejo para esta espécie", explica Danielle.

Instituto

Criado em abril de 1999, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) é uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI.

Desde o início, o Instituto desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, estado do Amazonas.

Juntas, estas reservas somam uma área de 3.474.000 ha. Por intermédio de convênios com o governo do estado do Amazonas, o Instituto Mamirauá apoia a gestão destas reservas.



http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/07/instituto-mamiraua-testa-contagem-para-manejo-do-aruana-branco
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.