Instituto Mamirauá tem serviço inédito de rastreamento de jacarés

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 22/04/2009
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está criando um sistema informatizado de rastreamento de jacarés manejados experimentalmente. A iniciativa é inédita na área de manejo de recursos naturais.

O serviço está disponível no site da instituição a partir de hoje, 22 de abril, e serve como ferramenta de controle, monitoramento e certificação da origem dos produtos oriundos de jacarés, como a pele. O Instituto Mamirauá já mantém sistemas de rastreamento informatizados, associado ao manejo comunitário de pirarucus e de peixes ornamentais, também inéditos.

A proposta é estendê-lo até o consumo final mas, para tanto, dependerá dos detentores da custódia dos produtos e dos elos da cadeia de produção, que contribuirão com os dados relativos ao estado da comercialização de cada um dos produtos.

O sistema funciona a partir do número do lacre informado no produto, permitindo assim identificar informações como o ponto em que o jacaré foi capturado (por meio de imagem de satélite), o comprador, o destino do produto e a associação comunitária de produtores à frente do processo.

A caça de jacarés é proibida no Brasil. Mas, com a cessão de licenças especiais em casos de manejo, a atividade pode ocorrer, a exemplo da realizada em dezembro de 2008 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM). São os jacarés abatidos nessa ocasião que poderão ser rastreados pelo novo sistema.

O manejo de jacarés apresenta-se, futuramente, como uma alternativa de renda para moradores da Reserva Mamirauá.

- "No entanto, ainda são necessárias pesquisas que fundamentem a exploração desse recurso, bem como estudos sobre a cadeia produtiva e a superação de obstáculos relativos à comercialização da carne e da pele desses animais",explica Robinson Botero-Arias, pesquisador do Programa de Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá

- "Com o rastreamento, esperamos fornecer uma ferramenta que fortaleça, de forma transparente e eficaz, o manejo sustentável de jacarés no Amazonas", - observa.
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.