Instituto celebra parceria com a AVIDEPA

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/08/2013
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação Vila-Velhense de Proteção Ambiental (AVIDEPA) celebraram no mês de julho, um Termo de Reciprocidade. O objeto do acordo é a realização de atividades de pesquisa e monitoramento de sítios reprodutivos das aves marinhas no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e nas Ilhas Costeiras do Estado do Espírito Santo.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, em parceria com a organização ambientalista AVIDEPA e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), do ICMBio, já monitora as aves marinhas do Arquipélago dos Abrolhos desde 2011. Além de realizar atividades de localização de ninhos e anilhamento, as pesquisas identificam dispersão, migração, comportamento, estrutura social, dinâmica de populações, sobrevivência, sucesso reprodutivo, monitoramento ambiental, toxicologia e manejo.

Entre junho de 2011 e agosto de 2013 foram realizadas 12 expedições ao Arquipélago. Mais de 4.300 aves foram anilhadas e 418 aves que foram anilhadas desde 1991 foram recuperadas. Além do anilhamento, foram identificados mais de 500 ninhos de grazinas (Phaethon lepturus), ave ameaçada que está sendo monitorada no parque.

A partir dos resultados das atividades de monitoramento realizadas, o parque utiliza esta informação para auxiliar o processo de gestão da unidade. As aves, além de encantar com sua beleza e seus sons, têm um importante papel no ecossistema, pois servem como ótimos indicadores da qualidade dos ambientes.

Abrolhos

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está localizado a cerca de 70 quilômetros da cidade de Caravelas (BA) e além de proteger a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, recebe anualmente as exuberantes baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae). Conta com um visual paisagístico deslumbrante, pois as cinco ilhas que formam o Arquipélago abrigam diversas espécies de aves, como: atobá branco, atobá marrom, fragata, benedito e a grazina, ave que está na lista de animais ameaçados de extinção. No Brasil, nidifica apenas em Fernando de Noronha e no Arquipélago dos Abrolhos, sendo aqui a sua principal colônia reprodutiva.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4231-icmbio-e-avidepa-celebram-parceria.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.