Instituições públicas ambientais discutem planos de preservação no Estado

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 28/01/2010
O presidente do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Júnior, recebeu nesta quinta-feira, 28, representantes do Serviço Florestal Brasileiro e do ICMbio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para discutir alguns trabalhos que podem ser feitos em parceria, e assim evitar a sobreposição de esforços entre os órgãos ambientais.

O encontro, que se estendeu até o final da tarde, contou com a participação técnica de alguns servidores do Naturatins para juntos discutirem as propostas para criação de novas Unidades de Conservação com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Na ocasião, foram levantadas as regiões propícias para criação de corredores ecológicos para a proteção da biodiversidade e dos mananciais, e o interesse das instituições em promover uma política efetiva de combate ao desmatamento do Cerrado, uma vez que o foco tem sido voltado para a Amazônia. Na oportunidade foi apresentado pelo Serviço Florestal um Sistema de informação para o Cadastro Nacional de Florestas Públicas.

Para o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Antonio Santiago, um dos primeiros passos necessário será desmistificar o paradigma de que Unidade de Conservação e desenvolvimento econômico não podem andar juntos. "Essa é uma ideia errônea", afirmou.

O representante de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Lima, lembrou que o Tocantins é bastante conhecido, até internacionalmente, pelas Áreas Protegidas presentes no Estado, destacando os Parques do Jalapão e Cantão, que ganham repercussão pelas suas belezas naturais.

Uma das ferramentas de apoio do Naturatins é a implantação do PGAM - Programa Gestão Ambiental Municipal, uma ferramenta que contempla ações técnicas e legais voltadas integração dos municípios na gestão ambiental.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.