Ingresso para o parque da Tijuca via internet

O Globo, Rio, p. 16 - 13/04/2006
Ingresso para o parque da Tijuca via internet
A unidade de Itatiaia receberá R$3,5 milhões para reformas e, na Serra dos Órgãos, um abrigo vai virar pousada

O Parque Nacional da Tijuca vai ganhar até o fim do ano ingressos eletrônicos, que poderão ser comprados com antecedência pela internet em qualquer lugar do mundo. No Parque da Serra dos Órgãos, um antigo abrigo foi reformado e vai virar pousada. A unidade de Itatiaia ganhou investimentos de R$3,5 milhões para reformas estruturais. As ações fazem parte do Programa Nacional de Estruturação de Uso Público em Parques Nacionais, cujas diretrizes foram assinadas ontem em Itatiaia pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O governo federal pretende estimular com isso o aumento do número de visitantes às suas principais unidades de conservação.

Portarias do Parque da Tijuca serão adaptadas

Os ingressos eletrônicos serão implantados até o fim do ano no Parque da Tijuca. O diretor de ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, explica que o atual modelo de ingresso das unidades é frágil. A unidade carioca será uma das primeiras a receber a tecnologia:

- O atual modelo de ingresso é frágil: ao mesmo tempo em que não cria facilidades para os turistas, não possibilita o controle de visitantes, o que provoca uma enorme evasão de renda. Vamos criar um ingresso com código de barras que pode sair da impressora de um computador e ser comprado por turistas, com antecedência, em qualquer lugar do mundo. Será necessária uma adaptação nas portarias.

Um grupo de trabalho que esteve na unidade carioca concluiu que o parque precisa qualificar o serviço aos visitantes no Cristo Redentor, criar novos mecanismos de proteção e abrir novas oportunidades de uso público. Um exemplo é o Hotel Paineiras, cuja concessão ainda não foi licitada porque há um processo judicial envolvendo a exploração do prédio.

- Além disso, vamos regularizar a situação de operadores que já exploram o turismo no local e buscar novos parceiros para a concessão de serviços na unidade - explica Ortega.

O Parque Nacional de Itatiaia ganhará uma reforma estrutural de suas instalações e trilhas, uma pesquisa histórica para a produção de material informativo e a revitalização da exposição do centro de visitantes da unidade. As obras serão finalizadas ano que vem, quando a unidade - a mais antiga do Brasil - completa 70 anos.

O diretor do parque, Walter Behr, explica que o dinheiro, fruto de compensações ambientais, já está disponível e as obras vão começar em um mês. Em paralelo, está sendo realizado um extenso levantamento fundiário da unidade, que é conhecida pelos conflitos com proprietários de terra existentes dentro dos limites da área protegida. O analista ambiental do Parque de Itatiaia Daniel Toffoly explica que a revitalização da unidade será centrada em três temas mais importantes:

- Vamos reformar as instalações existentes no parque, melhorar as condições para o uso público e investir na questão da regularização fundiária. Esta é uma questão antiga, mas importante. Vamos identificar todos os donos de propriedade dentro da unidade.

Uma pousada na
Serra dos Órgãos

O Parque da Serra dos Órgãos reformou e ampliou o antigo Abrigo Paquequer, uma construção dos anos 40 localizada na sede de Teresópolis, para transformá-lo numa pousada. O Ibama fará até junho a licitação do empreendimento. Além disso, segundo o diretor da unidade, Ernesto Viveiros de Castro, três centros de visitantes e dois outros abrigos serão explorados por concessionárias:

- As concessionárias reformarão os centros de visitação e vão explorar lanchonetes e lojas de suvenir. Além disso, dois abrigos acima de dois mil metros, nas pedras do Sino e do Açu, na travessia Petrópolis-Teresópolis, também serão operados por concessionária.

O Globo, 13/04/2006, Rio, p. 16
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Itatiaia
  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.