Incêndio queima 1000 hectares de vegetação na Estação Ecológica

Jornal Agora - O Jornal do Sul - 30/01/2008
Equipes do Ibama, da Brigada de Incêndio do Prevfogo, dos Bombeiros do Rio Grande e voluntários, entre outros, até o início da noite de ontem estiveram mobilizados no combate a um incêndio em juncais secos numa área de banhado da Estação Ecológica (Esec) do Taim, em local de difícil acesso. Servidores do Núcleo de Unidades de Conservação da Superintendência do Ibama informaram que o satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou o início do fogo às 17h de segunda-feira, em 12 focos distintos.

Segundo informações de Liziane Lima Alves, da Esec/Taim, até a tarde de ontem o fogo já tinha atingido em torno de 1.000 hectares da vegetação e a situação era agravada pelo vento nordeste, que levava fagulhas para outras áreas. Até o final da tarde, não havia informações confirmadas sobre a extensão do incêndio, que ainda não estava controlado. O helicóptero do Ibama que está realizando ações de fiscalização no Litoral gaúcho e em Unidades de Conservação, no meio da tarde auxiliava no trabalho de contenção do fogo utilizando o equipamento chamado Bambi Bucket - uma espécie de balde gigante, feito com tecido sintético, com capacidade para transportar 350 litros de água. Com este equipamento, era jogada água sobre os focos.

O analista ambiental Kuriakin Toscan, chefe do escritório do Ibama em Tramandaí, que sobrevoou a região, informou que o maior foco tinha 2.000 metros de fogo e o segundo 500 metros, mas havia outros focos menores. O fogo se estendia em linha reta e com altas labaredas. A Superintendência do Ibama/RS pediu apoio de efetivo e equipamentos para a guarnição do Corpo de Bombeiros que atende a região de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Pelotas e também da Marinha.

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande deslocou para a Esec, por volta das 15h30min de ontem, duas viaturas e sete homens. Um dos veículos enviados foi um caminhão tanque, com capacidade para 8 mil litros d´agua e uma moto-bomba.
A segunda viatura é um carro, para deslocamento dos envolvidos no combate ao incêndio. O Comando do 5o Distrito Naval vai deslocar, na manhã desta quarta-feira, um helicóptero para o Taim com analistas ambientais do escritório regional do Ibama, com sede em Rio Grande.

No final da tarde também estavam chegando na Esec 15 brigadistas do Prevfogo de Estância Velha e 10 de Porto Alegre. A grande preocupação é com a fauna da região. A sede da Estação Ecológica do Taim está localizada na BR-471, quilômetro 498, no Distrito do Taim, interior de Rio Grande. Conforme a Superintendência do Ibama, a causa do incêndio ainda é desconhecida. No entanto, há suspeita de que uma pessoa com problemas mentais teria provocado o fogo.

Durante a semana passada, um foco de incêndio atingiu outra Unidade de Conservação no Estado, um banhado localizado no Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  • UC Lagoa do Peixe (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.