Incêndio na Chapada Diamantina é controlado

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/09/2015
O incêndio florestal no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlado. O fogo na região conhecida como Gerais do Vieira está extinto e apenas alguns focos de fumaça ainda resistem em pontos mais altos da Serra do Roncador, no Andaraí. Esses foram os locais mais afetados pelas chamas que começaram no fim de semana.

As informações foram dadas na tarde desta quinta-feira (17) pelo chefe-substituto do parque, Cesar Gonçalves. Ele disse que as equipes de brigadistas e bombeiros que estavam em campo desde o início do incêndio já retornaram à base, em Palmeiras. O trabalho consiste agora no monitoramento das áreas atingidas para que o fogo não volte.

Segundo Gonçalves, choveu ontem à noite na região da Chapada. "Foi uma chuva passageira, mas o suficiente para umedecer a vegetação", disse ele, ao destacar o esforço dos servidores, brigadistas e voluntários do parque que atuaram na linha de frente, com o apoio de aviões air tractor, mobilizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e de helicóptero da PM baiana.

De acordo com Marcela Marins, analista ambiental do parque, o incêndio, que ocorreu mais intensamente nos pontos altos da unidade, afetaram poucas áreas abertas à visitação - basicamente, a trilha Capão-Vale do Pati e a trilha do Esbarrancado, ambas localizadas em Palmeiras.

Ela voltou a afirmar que a grande maioria dos incêndios na região, inclusive esses que ocorreram agora, são provocados pelo homem. "Encontramos desde pessoas que fazem queimadas em suas propriedades fora do parque e perdem o controle do fogo até pessoas que não gostam do parque e põem fogo na vegetação por pura maldade", afirmou.

Os incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina começaram na sexta-feira (11) da semana passada. Além dos dois focos registrados em Andaraí, houve um outro em Mucugê, logo debelado pelas brigadas. No trabalho de combate às chamas, o ICMBio, que gere a unidade, contou com o apoio do Governo da Bahia e de empresários e comunidade locais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6997-incendio-na-chapada-diamantina-e-controlado.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.