Incêndio já devastou mil hectares de parque

O Globo, Rio, p. 34 - 25/08/2007
Incêndio já devastou mil hectares de parque
Região de Itatiaia ainda tem dois focos de fogo, que devem ser debelados ainda hoje

Dicler Simões

O superintendente regional do Ibama, Rogério Rocco, disse ontem que a área devastada pelo incêndio que há cinco dias atinge as partes altas do Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense, é superior a mil hectares. O levantamento preciso das áreas atingidas só será conhecido na próxima semana, mas Rocco garante que esse pode ser considerado um dos maiores incêndios já ocorridos no local.

Poderia ser pior, se não contássemos com os recursos que temos agora - disse.

Administrador vai sobrevoar região para avaliar estragos
Entre os recursos, estão um helicóptero Super Puma da Marinha, com capacidade para transportar 900 litros de água e 14 homens. Ele entrou em operação na manhã de ontem, na área atingida pelo incêndio, que se restringe atualmente a dois focos, um na região do Abrigo Macenas, ao sul do Maciço de Itatiaia, e outro na Serra Negra, na parte mineira do Parque de Itatiaia.

Um outro helicóptero foi cedido pela Polícia Civil ao administrador da reserva, Walter Behr, que vai sobrevoar a região. Ele irá avaliar os estragos feitos pelo fogo.

O equipamento da polícia passou a voar com uma caçamba presa a uma corda, com capacidade também para 900 litros de água. Os dois helicópteros estão atacando os focos de fogo remanescentes do incêndio.

O esforço concentrado para tentar debelar os últimos focos de incêndio foi iniciado pela manhã de ontem, com o emprego dos 170 brigadistas do Ibama, bombeiros e soldados da Academia Militar das Agulhas Negras.

No fim da tarde, era aguardada a chegada de bombeiros de São Lourenço (MG) para reforçar o combate ao outro foco de incêndio, nas proximidades da Pousada Alsene, a dois quilômetros do Pico das Agulhas Negras.

O administrador do parque, Walter Behr, acredita que os dois focos possam ser apagados hoje. No entanto, o rescaldo deverá ser longo porque existe muito material combustível na região. Isso pode provocar a volta do fogo ao parque. Segundo Rocco, é remota a hipótese da causa do incêndio ter sido uma combustão expontânea.

O Globo, 25/08/2007, Rio, p. 34
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.