Ilha do Bananal é região mais crítica para queimadas no país, informa Ibama

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com - 16/08/2010
A Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, no Tocantins, é a região mais crítica em termos de queimadas atualmente no país, informou nesta segunda-feira (16) o chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que faz parte do Ibama, José Carlos Mendes de Morais. Ela será prioridade dos esforços do órgão ambiental no combate aos incêndios nos próximos dias, informa.

Segundo ele, numa reunião realizada nesta segunda-feira com integrantes de Ibama, Instituto Chico Mendes (responsável pela conservação de reservas federais) e Funai, ficou definido que esses órgãos farão até esta terça-feira um levantamento dos recursos de que dispõem para enviar uma frente de combate aos incêndios naquela região. Aeronáutica e Exército foram convidados e também podem se juntar aos esforços, diz Morais. "Todos os órgãos vão levantar o que pode ser empregado", afirma.

A coordenação do Prevfogo no Tocantins está fazendo o levantamento de como chegar nos locais mais atingidos pelo fogo. O Parque Nacional do Araguaia, que fica na Ilha do Bananal, de acordo com Morais, tem 14 brigadistas para combater as queimadas, o que é insuficiente para a gravidade da situação.

Líder em queimadas

Entre domingo e segunda-feira, o sistema de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou 283 focos de calor dentro desse parque, e outros 166 no seu buffer interno (faixa de terra próxima aos limites da reserva). Com isso, é, de longe, a unidade de conservação com maior número de focos nesta data.

Outra áreas atingida com gravidade, a Serra do Lajeado, no Tocantins, tem o fogo sob controle, segundo Prevfogo. No Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, o fogo foi controlado entre domingo e segunda-feira.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1613399-16052,00-ILHA+DO+BANANAL+E+REGIAO+MAIS+CRITICA+PARA+QUEIMADAS+NO+PAIS+INFORMA+IBAMA.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araguaia
  • UC Serra do Lajeado
  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.