ICMBio recebe representantes do Programa Brasil Próximo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/09/2013
Na tarde de sexta-feira (13), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu, na sede da autarquia em Brasília, o coordenador de comunicação do Programa Brasil Próximo, Marco Ricci. Durante o encontro foi apresentada toda a estrutura do programa, que é fruto da cooperação Brasil-Itália, bem como o plano de comunicação, voltado para o desenvolvimento de projetos de cooperação e intercâmbio entre os dois países, especialmente no aspecto de desenvolvimento local.

Também participaram da reunião o coordenador de Diagnóstico e Ordenamento da Visitação, Fábio Araújo, a coordenadora-substituta Denise Carvalho, o analista ambiental Mateus Sônego, a assessora de Assuntos Internacionais do ICMBio, Juliana Von Sperling, Chiara Panaroni, Iraê Sassi e Rita Dedola, da SVILUPPUMBRIA, Claudio Rissicini, da Liguria Internacional, o assessor técnico do Governo do Estado do Piauí, Paulo César Rodrigues e a assessora internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Cristina Sampaio.

Programa Brasil Próximo

Por intermédio da Presidência da República, em 2004 o Brasil assinou um Termo de Ajustes de Colaboração com regiões italianas da Úmbria, Marche, Toscana e Emília Romagna, para o desenvolvimento de projetos de cooperação e intercâmbio de experiências, com especial ênfase nos aspectos do desenvolvimento local e regional. Assim, foram firmadas parcerias entre as quatro regiões italianas e as regiões brasileiras de Bagé e entorno (RS); Santa Maria (RS); eixo São Carlos-Araraquara (SP); Baixada Fluminense (RJ); Serra da Mantiqueira (na divisa entre São Paulo e Minas Gerais); Serra das Confusões (PI); Manaus e entorno (AM) e Alto Solimões (AM).

O objetivo das parcerias é introduzir no Brasil, por meio de projetos-piloto, práticas de desenvolvimento regional e de cooperação das esferas de governo vivenciadas pela região central da Itália, reconhecidas em todo o mundo. Os projetos são financiados pelos governos das regiões e pelo governo central da Itália, bem como pelo governo federal, os estaduais e municipais.

Em 2008, após a fase de elaboração dos projetos, o governo italiano ofereceu apoio de 6,7 milhões de euros para a totalidade dos projetos no Brasil. Esta nova fase de cooperação recebeu o nome de "Programa Brasil Próximo". Nesse novo contexto, a região italiana da Ligúria foi incorporada como parceira. Com isso, algumas ações previstas no Programa de Uso Público do Parque Nacional da Serra das Confusões foram financiadas, bem como recursos oriundos da compensação ambiental foram liberados para a realização de obras de infraestrutura de visitação do parque.

O território Serra das Confusões abrange treze municípios do Piauí: Anísio de Abreu, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Guaribas, Jurema, Santa Luz, Tamboril do Piauí, Alvorada, Bom Jesus, Curimatá e Redenção do Gurguéia.

Capacitação

O ICMBio e a Federação Nacional de Parque da Italia (FEDERPARCHI) realizaram em 2009 o Seminário de Capacitação de Gestores de Parques Nacionais, na cidade de Teresina (PI). O encontro gerou uma grande troca de experiências, capacitando 25 gestores de parques nacionais brasileiros situados na região nordeste.

Em 2012, o Programa Brasil Próximo possibilitou que quatro analistas ambientais do ICMBio fossem capacitados na Itália em temas de gestão de áreas protegidas, em especial o uso público. Como resultado desse intercâmbio, foi assinada pelo presidente da FEDERPARCHI, uma carta de intenção de celebração de cooperação técnica entre a entidade e o ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4292-icmbio-recebe-integrantes-do-programa-brasil-proximo.html
Política Ambiental Internacional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.