ICMBio realiza operação de fiscalização na Esec do Taim

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 26/08/2011
Agentes vêm promovendo uma série de operações na Estação Ecológica (ESEC) do Taim, Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Rio Grande/RS. O intuito é combater ilícitos no interior da UC e nas regiões vizinhas.

Como está na época da pesca do peixe-rei, alguns pescadores utilizam malha inferior ao permitido, prejudicando os estoques da espécie comercial, além de outras espécies associadas. O prejuízo é não apenas ambiental e econônimo, mas social, tendo em vista que olegas de pesca que estão cumprindo a legislação ficam prejudicados.

A equipe de fiscalização encontrou redes de tamanho permitido na água e ao continuar a vistoria foram encontrados malhas de tamanho abaixo do permitido, numa tentativa de burlar a fiscalização. Além das redes, entre os itens apreendidos estão: um rifle, cujo proprietário evadiu-se; uma arma de calibre 20, que estava com a numeração raspada. O armamento teve que ser entregue à Delegacia da Policia Federal em Santa Vitória do Palmar/RS.

Com o auxílio de lanchas, viaturas e quadriciclos, as autoridades apreenderam aproximadamente 3 mil metros de rede com tamanho de malha inferior à permitida pela legislação, além de peixes.

Foram inspecionados cerca de 200 veículos. As operações têm contado com apoio da Policia Militar e da Receita Federal. A equipe da UC foi acompanhada de um fiscal do Ibama, para autuar em regiões fora da jurisdição do ICMBio.

Segundo o chefe da Unidade, Henrique Horn Ilha, apesar do frio intenso, fortes ventos e chuvas constantes, a equipe conseguiu alcançar os objetivos das operações e reforçar a presença da instituição nos locais mais remotos.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1742-icmbio-realiza-operacao-de-fiscalizacao-na-esec-do-taim
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.