ICMBio promove curso de manejo de trilhas e monitoramento de impactos da visitação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/10/2011
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio das coordenações gerais de Uso Público e Negócios e de Gestão de Pessoas promoveu o I Curso de Manejo de Trilhas e Monitoramento de Impactos da Visitação, realizado no Parque Nacional do Itatiaia.

A primeira parte do curso abordou conhecimentos teóricos e práticos sobre a avaliação de sítios, mapeamento e planejamento de traçado de trilhas, uso de ferramentas, técnicas de drenagem e recuperação de trilhas degradadas. Entre as atividades, foi planejada uma nova trilha de acesso ao Lago Azul, um dos principais atrativos da parte baixa do parque. Participaram do curso analistas de 23 unidades de conservação, incluindo Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Extrativistas e Áreas de Proteção Ambiental.

Os alunos vivenciaram o ambiente de montanha do mais antigo parque nacional brasileiro em uma prática que incluiu pernoite no Abrigo Rebouças, construção histórica a 2.350 metros de altitude. Também realizaram a avaliação de trilhas no planalto e planejamento da área de acampamento. O curso abordou o manejo de impactos da visitação, utilizando nova metodologia desenvolvida pelo ICMBio, com maior ênfase no monitoramento dos impactos do que em capacidade de carga.

O principal objetivo do curso foi demonstrar que as unidades de conservação podem implantar trilhas para visitação sem grande estrutura. Cada aluno trabalhou em um projeto para implantar na UC de lotação, abordando uma nova trilha, recuperação de trilhas existentes ou monitoramento dos impactos da visitação em algum atrativo da unidade. Estes projetos contarão com uma tutoria de um ano para esclarecimentos, orientação e troca de experiências.

O Coordenador Geral de Uso Público e Negócios, Ernesto Viveiros de Castro, destaca a importância da iniciativa. "Queremos estimular a diversificação das atividades de visitação e a abertura de novos atrativos. O objetivo final da visitação é aproximar a sociedade das unidades e sensibilizar as pessoas para a importância da conservação", destaca.
O curso contou com apoio logístico da equipe do Parque Nacional do Itatiaia e apoio financeiro do Serviço Florestal dos EUA, que enviou dois instrutores e vai custear a tutoria a distância da implementação dos projetos nas unidades de conservação.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2027-icmbio-promove-curso-de-manejo-de-trilhas-e-monitoramento-de-impactos-da-visitacao
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.