ICMBio participa de festa tradicional do povo indígena

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/10/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou no mês de agosto da Reahu, uma grande festa coletiva da cultura do povo indígena Yanomami, onde diversas comunidades se reúnem para celebrar, através de cantos e danças, a memória de um membro da comunidade que já morreu. Durante o evento, os participantes também atualizam a vida social e política da comunidade. O chefe do Parque Nacional do Pico da Neblina (AM), Flávio Bocarde, participou das festividades, junto com o representante da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye'Kuana (FPEYY/FUNAI), Nicholas dos Santos.

Lideranças tradicionais da Comunidade de Ariabú organizaram durante três semanas os preparativos para as festividades da Reahu, marcando o início da 1o Etapa de Capacitação em Turismo do Povo Yanomami. As capacitações são uma demanda antiga do povo yanomami, que vê o ecoturismo como uma alternativa de geração de renda. O objetivo é preparar a comunidade para superar possíveis impactos negativos que a atividade possa causar e explorar melhor os resultados positivos. Assim, o ecoturismo será planejado não apenas para gerar renda direta aos yanomami, mas também para criar condições de sustentabilidade financeira para a Associação Yanomami do rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA), primeira associação yanomami criada no Brasil e que luta pelos direitos desse povo desde 1999.

Essa é a primeira vez que o ICMBio foi convidado a participar dessa importante festa tradicional da cultura Yanomami. Além das festividades, o ritural também aproximou o Instituto da comunidade local. "Durante a oficina, escolhemos trabalhar com os sonhos do Povo Yanomami por ser essa uma ligação comum entre diferentes culturas, afinal todas as pessoas têm sonhos; agora, o resultado dos mais de cem sonhos registrados na oficina balizará a contrução da visão coletiva de futuro das comunidades yanomami. Para mim, enquanto gestor público que enfrentou uma série de situações desafiadoras administrando conflitos históricos existentes na unidade, esse já é um sonho realizado. Ser recebido de braços abertos pelo Povo Yanomami durante sua festa tradicional da Reahu, dançar com eles e vivenciar suas tradições e cultura vivas é um privilégio obtido a partir de muita determinacão. Ajudar na construção do Centro de Capacitação do Povo Yanomami é uma honra para o ICMBio, ali construiremos coletivamente o futuro, uma verdadeira ofícina de sonhos", afirmou o chefe da Unidade de Conservação (UC), Flávio Bocarde.

Diretrizes de visitação das Unidades de Conservação

Embora o ICMBio possua as diretrizes estabelecidas para o planejamento das atividades de visitação em suas Unidades de Conservação, o turismo em Terras Indígenas ainda necessita de regulamentação apropriada, que está em processo final de discussão pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Durante essa primeira etapa foi formada a Comissão de Turismo Yanomami, composta por conhecedores da atividade, lideranças tradicionais de diversas comunidades, membros da AYRCA e presidida pelos conselheiros yanomami do Parque Nacional do Pico da Neblina.

Essa comissão está encarregada de acompanhar o debate sobre turismo junto às instituições, a nível nacional, e realizar o planejamento e monitoramento das atividades que já começam a ser realizadas. Uma das atividades que já está em andamento é a construção do Centro de Capacitação do Povo Yanomami, onde será realizada a próxima etapa de capacitação. A iniciativa é da AYRCA e recebe apoio do ICMBio, FUNAI, Exército e Salesianos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4992-icmbio-participa-de-festa-tradicional-do-povo-indigena.html
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.