ICMBio participa da criação do Corredor Ecológico das Onças

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/09/2008
O Corredor Ecológico das Onças está mais próximo de ser criado. Nesta semana de 9 até 12 de setembro, em São Raimundo Nonato, no Piauí, técnicos do ICMBio e conservacionistas farão apresentações de estudos geográficos e biológicos e debates sobre uma ampla região compreendida entre o centro do Estados da Bahia e a região centro-meridional do Piauí. São integrantes do Grupo de Trabalho criado por portaria ministerial do Ministério do Meio Ambiente (no 72, de 23 de abril de 2007). O objetivo é demarcar os limites da área do futuro corredor.

O objetivo maior do corredor é interligar várias áreas importantes da caatinga que ainda permanecem isoladas entre si, o que não garantiria um futuro com troca de material genético entre flora e fauna locais, além da circulação de animais, como é o caso da onça-pintada, que empresta seu nome ao corredor. Os estudos envolvem áreas entre unidades de conservação federais e estaduais importantes, abrangem desde o Parna da Chapada Diamantina, no centro da Bahia, até o Parna da Serra das Confusões, no sul do Piauí. Estão contemplados, ainda, o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), o Parque Estadual do Morro do Chapéu (BA), as Áreas de Proteção Ambiental Dunas, Veredas do Baixo e Médio São Francisco, Lagoa de Itaparica, a Arie Serra do Orobó, entre outras.

O relatório final desse evento será encaminhado e discutido em um seminário que está marcado para os dias 18 a 21 de novembro. Daí sairá a proposta definitiva a ser encaminhada ao Ministro do Meio Ambiente para publicação no Diário Oficial.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas