ICMBio na Flona Amazonas e Parna Pico da Neblina

http://www.secoya.org.br/ - 01/01/2012
A recente política do ICMbio no sentido de reavivar as Unidades de Conservação de responsabilidade federal sobreposta a Terra Indígena Yanomami trouxe novas preocupações para o povo Yanomami. De fato, a Floresta Nacional Amazonas (Flona Amazonas), localiza-se em sua quase totalidade dentro dos limites do território Yanomami criando uma situação de superposição que poderá vir a gerar mais problemas para a população Yanomami.

A assembléia, após ouvir as justificativas da representante do ICMBio responsável pela Flona, realizou avaliação do problema da superposição da Flona Amazonas sobre a "Terra Indígena Yanomami" e decidiu:

- Reivindicar a PARALISAÇÃO do processo de formação do Conselho da FLONA Amazonas , para solicitar a formação de um fórum de consulta pública onde os Ministérios da Justiça e o Ministério do Meio Ambiente promovam um debate a fim de solucionar a incompatibilidade jurídica entre a legislação vigente sobre a "FLONA do Amazonas" e sobre a "Terra Indígena Yanomami". Após esta definição a nível jurídico e ministerial, garantir o processo de consulta necessário para tomada de decisão pelo povo Yanomami.


Parque Nacional do Pico da Neblina

Foram escolhidos os seguintes representantes Yanomami do rio Marauiá para compor o Comitê Gestor do Pico da Neblina:
Conselheiro: Cassiano Ironasteri Yanomami do Bicho Açu;

Suplente: Jeremias Xamatauteri Yanomami do Komixiwë (Missão Marauiá).
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  • UC Amazonas
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.