Ibama/RS cria GT para avaliar impactos ambientais do incêndio

Jornal Agora - O Jornal do Sul - 14/02/2008
A Superintendência do Ibama/RS, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), instituiu, na última segunda-feira, um Grupo de Trabalho para Avaliação dos Impactos Ambientais sobre a fauna e flora decorrentes do incêndio na Estação Ecológica do Taim, ocorrido de 28 de janeiro a 2 de fevereiro. O GT foi criado através de ordem de serviço assinada pelo Superintendente do Ibama/RS, Fernando da Costa Marques.
Segundo ele, o grupo é formado por analistas ambientais do Ibama/RS que estiveram envolvidos diretamente no processo de controle do incêndio e que possuem conhecimento técnico sobre aquela Unidade de Conservação Federal. Apesar disso, o GT não descarta eventuais colaborações de outros profissionais e instituições ligadas à conservação do meio ambiente.
Informalmente o grupo já está discutindo a metodologia e os próximos passos para recuperação da área atingida, mas a primeira reunião oficial acontece no próximo dia 21, às 14h.
Este primeiro encontro será realizado na Superintendência do Ibama, em Porto Alegre, com a presença do diretor de Unidades de Proteção Integral, Júlio César Gonchorosky.
O GT será coordenado pelo analista ambiental Sandro Klippel, chefe do escritório do Ibama em Rio Grande. De acordo com ele, que esteve na Estação Ecológica do Taim dia 7 para conversar com os servidores da unidade sobre as ações de controle e monitoramento na área atingida pelo incêndio, neste momento é necessário acompanhar a recuperação da flora, pois o seu retorno nas áreas atingidas pelo fogo é o que vai permitir a volta da fauna.
O Grupo de Trabalho é formado ainda pelos servidores Amauri Mottta e Hamilton Fernandes Souza (da Estação Ecológica do Taim); Kuriakin Toscan (chefe do escritório do Ibama em Tramandaí); Maria Tereza Queiroz Melo (chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe); Cibele Indrusiak (do Núcleo de Fauna do Ibama/RS) e Paulo Irribari, do escritório do Rio Grande.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.