Ibama/RS apóia criação de Unidade de Conservação no Banhado do Maçarico

Ibama/RS - 08/10/2007
Porto Alegre (05/10/07) - A Superintendência do Ibama/RS encaminhou ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, João Paulo Capobianco, e ao diretor de Biodiversidade do Instituto, Rômulo Mello, um manifesto multi-institucional da ONG Curicaca (de Porto Alegre), que defende a criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral no Banhado do Maçarico, no município de Rio Grande (RS).

O manifesto é apoiado por diversas instituições, universidades, órgãos ambientais e ONGs que, assim como o Ibama/RS, defendem a criação da referida Unidade de Conservação, pois sustentam que o Banhado do Maçarico é considerado uma área importante para a conservação das aves no Estado do Rio Grande do Sul, com registro de diversos passeriformes ameaçados de extinção.

O Banhado do Maçarico está situado ao norte da Estação Ecológica do Taim e ao sul do estuário da laguna dos Patos, áreas igualmente importantes para a conservação das aves. No Banhado, foram registradas pelo menos 170 espécies de aves, sendo a maioria espécies aquáticas ou campestres, com poucos representantes florestais.

Assinam o documento em apoio à criação da UC, entre outros, o Instituto de Biociências e o Departamento de Ecologia da UFRGS; a Fundação Zoobotânica (FZB); o curso de pós-graduação em Biologia da Unisinos; a Sociedade para Conservação de Aves do Brasil (BirdLife Internacional); as ONGs Amigos da Terra e Agapan.

Fiscalização

No início deste ano, o escritório do Ibama em Rio Grande realizou uma operação de fiscalização no Banhado do Maçarico, a pedido do Ministério Público Federal, quando foi autuada a empresa Bianchini S/A Indústria Comércio e Agricultura, por plantio de 200 hectares de eucaliptos em uma propriedade de cerca de 750 hectares. O valor arbitrado para a multa foi de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), o que equivale a R$ 5.000,00 por hectare de eucalipto plantado em Área de Preservação Permanente (APP). O valor da multa considerou não somente o porte do empreendedor, mas principalmente o fato da área ter sido classificada pelo Ministério do Meio Ambiente, segundo sua importância biológica e prioridade de ação, como Extremamente Alta, conforme o Anexo IV do Mapa das Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade.

Paralelo às ações de fiscalização, o Ibama/RS apóia à criação de Unidade de Conservação no Banhado do Maçarico, por entender que entre as suas atribuições - além da fiscalização -, está a preservação de ambientes de relevante importância ambiental, pois se tratam de áreas consideradas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.