Ibama encontra construções de luxo em reserva ambiental do Rio de Janeiro

www.ambientebrasil.com - 08/02/2006
Em três dias da operação de combate ao crime ambiental na região da Costa Verde, no sul do estado do Rio de Janeiro, fiscais do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis encontraram construções de luxo em áreas de reserva ambiental do Parque Nacional da Serra da Bocaina e apreenderam pelo menos 140 cabeças de gado em fazendas instaladas em clareiras abertas na Mata Atlântica. A operação também prendeu uma pessoa por porte ilegal de arma.

Segundo gerente executivo do Ibama no Rio de Janeiro, Rogério Rocco, os donos dos imóveis foram autuados por construções irregulares e o valor da multa será calculado pelo Ibama. O gado foi levado para uma outra fazenda até que o poder público decida o destino do rebanho – os animais devem ser leiloados ou doados ao programa Fome Zero. Foram emitidos 40 autos de infração e realizadas 32 vistorias técnicas. Entre as apreensões, também há um carregamento de palmito extraído da mata sem autorização ambiental.

Os fiscais do Ibama têm o apoio de tropas do Exército, da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal e das prefeituras de Angra dos Reis e Paraty. Ao todo, 200 homens foram mobilizados para o trabalho, que está concentrado na BR-101 entre os dois municípios. De acordo com o gerente executivo do Ibama no Rio de Janeiro, Rogério Rocco, por uma questão de estratégia, há um bloqueio na BR-116 para impedir que a rodovia seja usada como rota alternativa para atividades irregulares. A fiscalização termina no próximo domingo (12), mas a operação terá mais 60 dias para consolidar as ações.

"A receptividade da sociedade está sendo muito boa. As pessoas têm trazido informações e muitas estão se oferecendo como voluntárias para ajudar na fiscalização ambiental. Mesmo as que estão recebendo multas estão parabenizando a equipe pelo trabalho", contou Rocco. "A experiência de atuar com outras forças federais, com apoio de prefeituras e das polícias estaduais está sendo fantástica, porque a operação está funcionando como um piloto para um programa de ação permanente envolvendo todas estas estruturas", acrescentou. (Cristiane Ribeiro/ Agência Brasil)



Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.