Guidon diz que sai do Brasil em dezembro

FSP, Ciência, p. A15 - 08/07/2006
Guidon diz que sai do Brasil em dezembro
Arqueóloga paulista se diz "cansada" de tentar salvar o parque da Serra da Capivara da deterioração

Da reportagem local

A arqueóloga Niède Guidon, uma das maiores autoridades do país em pré-história sul-americana, diz que vai deixar o Brasil por ter perdido a esperança de salvar o Parque Nacional da Serra da Capivara da deterioração. A cientista paulista de origem francesa, radicada no Piauí desde 1991, preside a Fundham (Fundação Museu do Homem Americano), co-administradora do parque.
Segundo Guidon, a fundação conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para a criar a infra-estrutura do parque, mas não tem como bancar sua manutenção, que requer 300 funcionários. "Faz mais de um ano que o Ibama não nos repassa nem um tostão", diz a arqueóloga. "A ministra do Meio Ambiente [Marina Silva] diz que nenhum parque [federal] tem orçamento fixo, e portanto aqui também não precisaria ter."
O diretor de ecossistemas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Nacionais Renováveis), Valmir Ortega, diz que mantém pouco mais de uma dezena de funcionários necessários para vigilância do parque, mas reconhece que a manutenção da infra-estrutura necessita mais mão-de-obra. "Estamos com atraso no repasse de recursos para nossa parceria com a Fundham, mas devemos resolver isso em algumas semanas", diz.
Guidon diz que pretende voltar para Paris só no final do ano, porque ainda está comprometida com um programa de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e presidirá um simpósio sobre povoamento da América em dezembro, no Piauí. A presidência da fundação deve ficar com a francesa Anne-Marie Pessis. "Ela disse que vai continuar lutando, mas eu cansei e perdi a esperança", diz Guidon.
Apesar de se afastar da Fundham, a cientista francesa diz que pretende continuar com suas atividades de pesquisa no parque, mas para isso não é preciso residir lá. (RAFAEL GARCIA)

FSP, 08/07/2006, Ciência, p. A15
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.