Grade do Programa de Pesquisa em Biodiversidade começa a ser instalada na Estação Ecológica Cuniã

ICMBio - 26/05/2008
No último dia 20 iniciaram os trabalhos para a instalação da grade de pesquisa do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) na Estação Ecológica de Cuniã, em Rondônia, que auxiliará no monitoramento ambiental dos planos de manejo do entorno da estação. O programa possui metodologia de pesquisa de abrangência nacional que estuda tanto o meio físico quanto a biota da unidade de conservação.

O modelo de gestão adotado pelo programa é descentralizado, com a implementação de ações em articulação com agências de fomento à pesquisa e com apoio direto de institutos de pesquisa e universidades, designados para exercerem a função de Núcleos Executores do PPBio.

O local da instalação da grade já havia sido definido anteriormente, em reunião com os responsáveis pelo programa e pela unidade, ocasião em que também foi discutido o cronograma de trabalho e a possibilidade de instalação de grades de pesquisa também na Floresta Nacional de Jacundá. Juntas, essas duas unidades de conservação, juntamente com a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, integram a Gestão Integrada Cuniã-Jacundá.

A Estação Ecológica Cuniã foi selecionada para receber a grade de pesquisa do programa devido sua importância estratégica nos processos de conservação e valorização da natureza, por se localizar numa zona de influência de impactos de grandes empreendimentos de infra-estrutura como as Hidrelétricas do Rio Madeira e a reforma da BR 319, que liga Porto Velho a Manaus por via terrestre.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cuniã
  • UC Cuniã
  • UC Jacundá
  • UC Cuniã-Jacundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.