Governo inicia ações do Manejo Integrado do Fogo no Parque Estadual do Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 14/04/2015
O Parque Estadual do Jalapão recebeu na última semana consultores, técnicos do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, Ruraltins e da Defesa Civil para realizarem a implementação do Manejo Integrado do Fogo (MIF) 2015. A ação é resultado da parceria entre o Naturatins e o governo da Alemanha.

Nessa primeira etapa a expedição realizou visitas de campo dentro do Parque e no entorno, para a realização de levantamentos e análises necessárias de informações para a seleção de áreas estratégicas. A ação é baseada em dois pilares: queimadas prescritas, aquelas criadas estrategicamente no começo do período de seca para reduzir o risco e a extensão de incêndios descontrolados no fim da estação, queimadas de baixa intensidade e o Manejo Integrado do Fogo, que promove a responsabilidade coletiva sobre o assunto dentro das comunidades.

A inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Aline Vilarinho Rocha Aires Melo, informou que a participação da comunidade local é importante para o sucesso do MIF. "Os moradores nos abastecem de informações fundamentais para o planejamento, dessa forma conseguimos conservar a biodiversidade local e contribuir de forma efetiva com os objetivos da criação do Parque", afirmou.

Projeto Cerrado-Jalapão

A visita de consultores e técnicos do Projeto à Unidade de Conservação é uma das ações, no âmbito da cooperação técnica, em execução desde 2012. O Projeto Cerrado-Jalapão prevê uma série de outras atividades visando não somente melhorar o combate a incêndios, mas aumentar a integração de ações relacionadas, como planejamento do manejo do fogo, educação ambiental, alternativas ao uso do fogo, pesquisa sobre seus impactos na biodiversidade e clima, monitoramento de desmatamento e fortalecimento da gestão das unidades por meio de conselhos consultivos e capacitações.

PARCEIROS

Equipes e Parceiros Envolvidos:
- Servidora da APA do Jalapão;
- Servidores do PEJ;
- Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins);
- Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros;
- Defesa Civil do Estado do Tocantins;
- Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins);
- Consultores contratados pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/4/14/governo-inicia-acoes-do-manejo-integrado-do-fogo-no-parque-estadual-do-jalapao/
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.