Governo do Rio começa a construção da Estrada Paraty-Cunha

O Repórter - http://www.oreporter.com/ - 27/05/2013
Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria Estadual de Obras, começou nesta segunda-feira (25), a construção da estrada-parque Paraty-Cunha. A via liga o município do Sul Fluminense até o limite com São Paulo, onde se conecta com a SP-171.

A estrada deverá ficar pronta em um prazo de 18 meses. Ao fim deste prazo, serão gastos mais três meses para a adequação ambiental da estrada que, a exemplo da Capelinha-Visconde de Mauá, em Resende, no Médio Paraíba, obedece a uma série de exigências de preservação da fauna e flora locais.

O trecho está localizado dentro do Parque Nacional da Bocaina e utiliza asfalto menos poluente e segue vários conceitos de estrada-parque como a preservação do curso de rios e córregos, e a criação de travessias aéreas e subterrâneas para animais.

"A estrada será fator de desenvolvimento do turismo da região; vai servir para preservar a própria fauna e flora da Serra da Bocaina, em função das obras de contenção de encostas e de implantação de sinalização que serão executadas; e, por fim, como a distância entre Paraty e Cunha será encurtada em 270 quilômetros, ou seja, mais de duas horas, isso é um ganho fantástico no ir e vir das pessoas, principalmente quem mora em Paraty e necessita, por exemplo, fazer tratamento médico especializado, como hemodiálise, em Taubaté, ou para a colônia de pescadores de Paraty que poderá levar com muito mais rapidez o produto do seu trabalho para vender em São Paulo", afirmou o subsecretário de Urbanismo e Projetos Especiais, Vicente Loureiro.

Um outro ponto importante da estrada é que também pode servir como rota de fuga em caso de acidente nuclear em Angra dos Reis, que possui duas usinas atômicas. Por isso, metade dos recursos para financiar as obras e os projetos ambientais, orçados em R$ 84 milhões, será proveniente da Eletronuclear. O restante virá do empréstimo solicitado pelo Governo do Estado junto à Comissão Andina de Fomento (CAF).



http://www.oreporter.com/Governo-do-Rio-comeca-a-construcao-da-Estrada-Paraty-Cunha,10110798970.htm
Estradas:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.