Governador articula propostas para manutenção do meio ambiente

Governo do Piauí - http://www.piaui.pi.gov.br - 02/04/2015
O governador Wellington Dias esteve reunido, na última quarta-feira (1o), com presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Vizentin, em Brasília. Na audiência, o governador pôde discutir assuntos relacionados à proteção do meio ambiente e criação de parques para contribuir com a proteção. O ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Segundo o governador, a ideia inicial é que seja agilizado uma solução para o Parque Nacional da Serra das Confusões, já que ainda não está pronto para receber turistas de todo o mundo. "O Estado vai tomar medidas, assim como o Instituto Chico Mendes, no sentido de garantir as condições da regularização de toda a área do parque", explicou o governador. Ele também explicou que já estão sendo feitos investimentos para contribuir tanto com o Parque Serra das Confusões, como também com o Parque Nacional Serra da Capivara.

Além da regularização desses parques já existentes, o governador também solicitou uma parceria entre o ICMBio e a Secretaria do Meio Ambiente e Recurso Hídricos para fazer o planejamento de novos parques no Piauí. "São parques relacionados a nascentes dos rios: rio Piauí, rio Canindé, rio Longá, Uruçuí-preto, Uruçui-vermelho. Diversos rios que temos no estado. O compromisso nosso é garantir a proteção, não apenas das nascentes desses rios, mas nesse caso com parques. Nesse caso, temos que definir com o ICMBio, o que teremos como parque nacional e o que será parque estadual", disse Wellington Dias.

O governador também quer que seja definido um trabalho conjunto para garantir um plano plurianual de revitalização da Bacia do Rio Parnaíba. Programa este que deve incluir reflorestamento das margens do rio e medidas que qualifiquem as pessoas para a área da preservação. "Nós queremos políticas que possam garantir a preservação do meio ambiente, combater também formas predatórias de desmatamento que existem no nosso estado. Para isso vamos ter uma agenda com a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, junto com órgãos do Estado e com o apoio das áreas de segurança tanto federal e estadual", finalizou o governador.



http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/18972
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.