GDF envia bombeiros para combater fogo na Chapada dos Veadeiros

Correio Braziliense - http://www.correiobraziliense.com.br/ - 20/10/2017
Segundo incêndio já consumiu cerca de 20 mil hectares e atingiu áreas rurais, terras de comunidades kalungas, além de uma reserva natural privada



O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, decidiu, na manhã desta sexta-feira (20/10), enviar auxílio para combater o segundo incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em menos de duas semanas. Um grupo de 25 bombeiros militares do DF vai colaborar com outras cem pessoas, entre voluntários, brigadistas e militares, que combatem o fogo na região goiana. Além deles, quatro carros da corporação serão encaminhados ao local.

Após um incêndio ter suspendido a visitação na quarta-feira passada (11), o parque precisou ser fechado novamente nesta terça-feira (17), devido ao surgimento de novos focos de queimadas. Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo foi causado propositadamente e atingiu uma área próxima ao Morro da Baleia. Até agora, cerca de 20 mil hectares, de um total de 240 mil, foram consumidos pelo incêndio. São áreas rurais, terras de comunidades kalungas, além de uma reserva natural privada.


Combate aéreo


Já no Distrito Federal, uma das medidas adotadas para combater incêndios foi a construção de uma pista de pouso na Floresta Nacional de Brasília. A área será de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros e foi criada para acelerar o controle do fogo nas principais regiões atingidas no DF.

Antes, as aeronaves da corporação enfrentavam tráfego aéreo de cerca de 20 minutos para conseguir chegar aos focos de incêndio. Os grupos de bombeiros saíam do Aeroporto Internacional de Brasília e precisavam aguardar uma série de procedimentos entre o pouso e a autorização para decolar.

A pista de terra, inaugurada hoje, tem 30 metros de largura por 1,5 mil de extensão. Ela será utilizada durante grandes incêndios e permitirá um acesso mais rápido a locais como o Parque Nacional de Brasília, a Chapada Imperial, a Reserva Biológica da Contagem, o Lago Oeste e o Jardim Botânico.

Com informações da Agência Brasília



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/10/20/interna_cidadesdf,635177/gdf-envia-bombeiros-para-combater-fogo-na-chapada-dos-veadeiros.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.