Garimpo ilegal aliciava trabalhadores no Pará

Rádio EBC - http://radioagencianacional.ebc.com.br - 15/06/2015
Agentes ambientais do Ibama desativaram um garimpo ilegal no Parque Nacional do Jamanxim, em uma área correspondente a cerca de dezessete campos de futebol, em Itaituba, no Pará.

Pelo menos 18 pessoas trabalhavam no local. O proprietário do garimpo foi preso e multado em R$ 50 mil. Ele vai responder pelo crime de danos diretos a unidades de conservação. A pena para essa infração é de um a cinco anos de reclusão.

Além do crime ambiental cometido dentro de uma área de proteção integral, o infrator aliciava pessoas que trabalhavam sem direitos trabalhistas e previdenciários e em condições insalubres.

Os operários não tinham equipamentos de proteção individual, mesmo lidando com mercúrio, metal altamente tóxico. Além disso tinham que dividir os lucros com o proprietário do garimpo, destinando a ele 85% do arrecadado.

Ainda durante a fiscalização, foram apreendidas duas retroescavadeiras, avaliadas em R$ 450 mil cada uma, quatro motobombas e dois geradores. O material foi destruído.

A ação do Ibama ocorreu nesse fim de semana e faz parte das operações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-06/garimpo-ilegal-aliciava-trabalhadores-em-parque-nacional-no-para
Mineração:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.