Foco agora em unidades de conservação para o mar

O Globo, O País, p. 16 - 29/04/2012
Foco agora em unidades de conservação para o mar
Medida é solução para evitar conflitos de terra

SÃO PAULO. Os conflitos em torno da preservação de terras levaram o governo a redirecionar o foco na criação de unidades de conservação para o mar. Está em fase adiantada de estudos a ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que tem hoje 68,8 hectares.
A intenção é formar um mosaico de unidades de proteção, que inclui desde a ampliação da área de proteção integral a áreas de proteção ambiental (APAs). No total, a área de proteção deve alcançar cerca de 800 mil hectares na água.
Cinco ilhas estão dentro do parque atual e apenas uma delas, a Siriba, pode ser visitada. O Brasil tem 59 unidades de conservação marinhas; sete delas são parques nacionais, ou seja, de proteção integral.
Os estudos para ampliação do Parque de Abrolhos foram confirmados pelo ICMBio. Carla Cristina de Castro Guaitanele, coordenadora substituta de unidades de conservação, ressalta, porém, que a decisão de criação de unidades de conservação cabe à Casa Civil da Presidência da República.

O Globo, 29/04/2012, O País, p. 16
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.