Flona de Ipanema celebra 17 anos com música, exposição de fotos e mostra de peças históricas

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 19/05/2009
A Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP), celebra, a partir desta quarta-feira (20), 17 anos de criação com uma série de atividades que vão seguir até o domingo (24). Estão previstas, entre outras atrações, exposição fotográfica, mostra de peças históricas, mesa redonda e apresentação musical.

O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, abre as festividades a partir das 14h desta quarta com a exposição fotográfica e a mostra de peças históricas da Flona e dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto e Sorocaba. Os registros revelam parte dos mais de 500 anos de cultura e história do território onde se encontra a unidade de conservação de uso sustentável.

A Floresta Nacional de Ipanema foi criada em 1992 com o objetivo de preservar um dos maiores fragmentos de mata atlântica do interior paulista, além de áreas de cerrado, várzea e ecossistemas associados, e abrigar 21,6% da fauna do estado de São Paulo, destacando-se mamíferos como a onça parda, a jaguatirica, o lobo guará e o tamanduá mirim e mais de 200 espécies de aves, entre elas animais em risco de extinção como o urubu rei e o pavó.

A Flona abriga ainda um sítio arqueológico do século 16, com registros da primeira tentativa de produção de ferro em solo americano; além de um sítio histórico-cultural, o da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, o primeiro empreendimento industrial brasileiro a funcionar de 1811 a 1912. Este empreendimento foi extinto oficialmente em 1895 e para ele foi lavrado o primeiro contrato de trabalho livre do país.

Na quinta-feira (21), a partir das 9h, será promovida mesa redonda entre representantes dos municípios da zona de amortecimento da Flona, com o tema "Evolução de Paisagem da Região da Floresta Nacional de Ipanema", Na ocasião serão conhecidos os dados da amostragem do levantamento preliminar ambiental dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, Boituva, Tatuí e Porto Feliz sobre a UC.

No sábado (23), a partir das 10h, o conjunto de choro do Conservatório de Tatuí, uma das escolas de música mais importantes do Brasil, faz apresentação; e no domingo (24), a partir das 10h, a programação comemorativa será encerrada com a apresentação do Teatro das Monções de Porto Feliz.

A programação comemorativa ocorre paralelamente às atividades de visitação da Floresta Nacional de Ipanema, que está aberta ao público de quinta a domingo, das 8às 17h, com entrada até às 15 horas. O público poderá prestigiar os espetáculos de música e teatro. A taxa de visitação é de R$ 3 por pessoa acima de 7 anos e exige-se a contratação de monitores ambientais para as trilhas ecológicas, com custo à parte por esse serviço. Maiores informações no Centro de Visitantes da Floresta Nacional de Ipanema, pelo telefone 15-3266-9099.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.